INSS inicia pagamento do 13º salário a partir de hoje Serão beneficiados 33,6 milhões de pessoas no país. Liberação da primeira parcela vai injetar R$ 33,68 bilhões na economia; a segunda parcela será paga em maio

Publicação: 23/04/2024 03:00

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário, a partir de hoje. No mês passado, o governo federal determinou a antecipação do pagamento das duas parcelas a 33,6 milhões de beneficiários.

De acordo com dados da folha de pagamentos, o volume de recursos só com a primeira parcela do benefício injetará R$ 33,68 bilhões na economia brasileira.

O valor antecipado corresponde a 50% do total do abono anual e sobre a primeira parcela não incide desconto de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). Nos casos em que é possível a cobrança, o imposto será descontado somente na segunda parcela do 13º.

O calendário de pagamentos leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador.

O dinheiro será depositado junto ao benefício referente ao mês de abril, pago entre quarta (24) e 8 de maio. Os segurados com benefício com dígito final 1 e que ganham até um salário mínimo vigente (R.412) serão os primeiros a receber. A segunda parcela do 13º salário será paga com os benefícios regulares de maio, creditado entre o fim de maio e o início de junho.

Recebem o abono os segurados e pensionistas da Previdência Social que durante o ano de 2024 tenham recebido aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão, além de pessoas que receberem, ao longo de 2024, benefícios temporários, como auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão. Nesses casos temporários, o valor é proporcional ao tempo de recebimento do benefício. Mais informações pela central telefônica 135. (Agência Brasil)