Curso para pilotagem defensiva Detran de Pernambuco oferece aulas gratuitas para motociclistas aperfeiçoarem técnicas sob o comando das duas rodas

Thays Martins
Especial para o Diario
thays.martins@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 15/09/2018 03:00

Ao ser habilitado para pilotar motocicleta, é inevitável ouvir de familiares e amigos recomendações e comentários que refletem preocupações relacionadas ao trânsito caótico e aos altos índices de acidentes envolvendo motociclistas. Pensando nisso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com a Honda Motocicletas, oferece um curso de pilotagem defensiva, que tem o objetivo de disseminar técnicas e conhecimentos sobre o manejo eficaz das motos, buscando uma condução sempre correta e segura para minimizar os riscos de acidentes de trânsito.

Segundo Aurino Nascimento, chefe da Unidade de Cursos da Escola Pública, o curso de pilotagem defensiva, que ocorre na capital e Região Metropolitana, são oferecidos de segunda à sexta-feira. “Nosso planejamento é para que sejam montadas 20 turmas no Recife e Região Metropolitana (RMR) ao longo de todo o ano. Além disso, são realizadas caravanas no interior do estado, que ocorrem, geralmente, nos finais de semana para descentralizar o curso de pilotagem defensiva”, enfatizou Aurino.

A avaliação é realizada pelo Estágio de Pilotagem Tática (EPT), através da aplicação dos exames de reação e análise dos percentuais de desempenho dos participantes do curso. O educador utiliza as mais variadas estratégias para abranger o perfil de aprendizagem da turma, tendo como referência os objetivos da aula e do curso. A avaliação de aprendizagem deverá ser contínua e determinar possíveis mudanças no roteiro planejado pelo professor.

O curso chega em um momento oportuno. É que a seguradora Líder, responsável por administrar o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), divulgou dados alarmantes: entre janeiro e novembro de 2017, houve um decréscimo de 9% de indenizações em relação ao mesmo período de 2016. Dentre as indenizações, o levantamento aponta que os acidentes com motocicletas foram responsáveis por 74% das indenizações pagas pelo Seguro DPVAT. A região Nordeste segue com o maior número de casos de acidentes envolvendo este tipo de veículo, que responde por 63% das mortes no trânsito na região.

Tendo em vista esses dados, o Detran de Pernambuco e a Honda pretendem diminuir as estatísticas tendo como público-alvo cidadãos pernambucanos, de qualquer gênero, habilitados na categoria “A”. O curso é ofertado no Recife e Paulista mensalmente, mas com número limitado de 40 vagas, sendo ministrado em 4 horas de aula. Os interessados devem acessar o site do Detran-PE e se inscrever no formulário disponível no site do órgão.

Saiba mais

Principais assuntos da aula prática:

  • Postura correta do condutor no veículo;
  • Frenagem segura;
  • Slalon simples e duplo: sentado;
  • Alameda simples: sentado;
  • Manobra do oito: sentado;
  • Labirinto simples: sentado;
  • Corredor grego: sentado;
Principais assuntos da aula teórica:
  • Conduzindo em situações de risco;
  • A responsabilidade do condutor de veículo de maior porte em relação aos de menor porte;
  • Posicionamento da Motocicleta na Via;
  • Abordagem teórica da condução de motocicletas com passageiro e/ou cargas;