GUERRA » Rússia ataca rede elétrica ucraniana

Publicação: 14/12/2024 03:00

A Rússia lançou hoje um ataque maciço contra a Ucrânia com dezenas de mísseis de cruzeiro, balísticos e drones. A ofensiva teve como alvo a rede elétrica ucraniana em meio ao inverno rigoroso do país.

Moscou disse que a ofensiva de grande envergadura é a retaliação ao disparo de mísseis ATACMS norte-americanos contra território russo na quarta-feira (11).

“Em resposta à utilização de armas norte-americanas de longo alcance, as forças armadas russas realizaram um ataque maciço contra instalações críticas da infraestrutura energética e de combustível da Ucrânia, que apoiam o complexo industrial de defesa do país. Os objetivos do ataque foram atingidos e todas as instalações foram atingidas”, afirmou o Ministério da Defesa russo.

Segundo o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, 81 dos mísseis foram abatidos, 11 dos quais por caças F-16 que a Ucrânia começou a receber este ano dos aliados ocidentais. “Moscou está aterrorizando milhões de pessoas. É necessária uma reação forte do mundo. Esta é a única forma de acabar com o terror”, disse. (AFP)