PE investe para ser hub de veículos importados Governo do estado assina protocolo de intenções que permite ao Grupo Ascensus usar estrutura do Porto de Suape para importar seis mil veículos por mês

Publicação: 30/04/2021 03:00

O estado iniciou o processo para transformar Pernambuco em um grande hub de veículos importados com distribuição nacional. O primeiro ato foi a assinatura, ontem, de um protocolo de intenções para que Grupo Ascensus, empresa catarinense especializada em logística multimodal, utilize a estrutura do Porto de Suape na importação de seis mil veículos por mês. A permissão vale a partir de julho deste ano.

No documento, a Ascensus se compromete a implantar a unidade de negócios até dezembro deste ano. Com a instalação do hub, Suape se consolida em todos os modais comerciais de importação, exportação e transbordo de veículos. No ano passador, 39.922 veículos passaram por Suape. As montadoras Fiat e Jeep exportaram, enquanto modelos da GM, Toyota e Nissan foram importados.

O terminal portuário possui três pátios públicos, destinados ao armazenamento de veículos, que totalizam 227 mil metros quadrados de área e capacidade anual para 250 mil carros. Características essenciais para empresa catarinense, com expertise em importação, distribuição e exportação de produtos.

Participaram do ato o presidente do Porto de Suape, Roberto Gusmão e o deputado federal Fernando Monteiro. O projeto vai dobrar a movimentação anual de automóveis em Suape, que já ocupa a liderança no Norte/Nordeste. A proposta eleva a importância de integração e consolidação da cadeia produtiva e da economia pernambucana.

O hub de veículos importados para atender a demanda de todo o Nordeste é a meta do estado, segundo o governador Paulo Câmara. “Para isso estamos trabalhando sempre com um olhar estratégico, incentivando a chegada de novas empresas e indústrias, para diversificar a infraestrutura, tornando o nosso Estado cada vez mais atrativo para os grandes investimentos”, disse.

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, parcerias como a firmada com a Ascensus colocam o estado no mapa de estratégias logísticas globais. “O setor automotivo é bastante relevante no plano de desenvolvimento econômico de Pernambuco, e já tem seu protagonismo na nossa estrutura de produção e de geração de empregos”, afirmou.