Larissa Lins | larissa.lins@diariodepernambuco.com.br
Publicação: 08/02/2020 03:00
Todos os carnavais
Entre paetês, tecidos holográficos, estampas lúdicas e bordados, a Renner apostou numa temporada de carnaval colorida e plural, do guarda-roupa adulto (masculino e feminino) ao infantil. A rede revisitou tendências dos anos 1980 e 1990 para criar peças extravagantes para os bailes, as prévias e os blocos de rua, destacando bodies e croppeds em diferentes estilos – cigana com babados, manga longa, sem manga, com um ombro só. Tons de neon, estampas animal print, peças em tule ou organza e lenços que se transformam em tops se destacam na coleção carnavalesca, complementada por acessórios como maxi brincos com pompons ou fios metalizados. Para os homens, camisas e regatas com estamparia animal, artsy e tie dye, além de bermudas em neon, manchadas, metalizadas, lisas e listradas. Chapéus de palha e pochetes arrematam as produções.
Dicas para a folia
A busca por produções mais coloridas, alegres e criativas vem se intensificando com a proximidade do carnaval, reunindo tendências como os tons neon, os delineadores coloridos e a cobertura mais suave da pele. “Como em todo carnaval, as produções devem ser criativas e, claro, cheias de personalidade. Dos lábios marcantes às pálpebras coloridas, as cores vibrantes estarão presentes de diferentes maneiras nas festas de rua”, aposta Marcos Costa, maquiador oficial da Natura. Para 2020, a marca lançou a coleção Neon Mania, que promete alta cobertura e durabilidade. Marcos propõe, ainda, ir além do delineador e batom clássicos: “Em vez de fazer o delineado gatinho de sempre, por que não criar desenhos divertidos na lateral do rosto? Ou, então, usar mais de uma cor de batom para colorir a boca?”, sugere.
Ciranda tropical para momo
A designer de joias pernambucana Juana Moura (@juanamoura) desenvolveu coleção para o carnaval deste ano, inspirada no movimento das cirandas, no tropicalismo e na celebração da liberdade feminina. Ciranda Tropical reúne maxi brincos, arranjos de cabeça, pulseiras, delineadores adesivos, entre outros acessórios. Juana propõe diferentes cores, formatos e proporções de adereços, a fim de contemplar diferentes perfis de foliãs. As peças estão disponíveis nas duas unidades do ateliê da artista, na Jaqueira e no Parnamirim, na Zona Norte da cidade.
Festa mexicana
Inspirada nas cores e flores do México, a marca Enjoy apresentou um preview de seu Inverno 2020 em editorial intitulado Eterna Fantasia, sugerindo composições para a temporada de carnaval. Azul e cor-de-rosa protagonizam a cartela de cores da coleção, que se chamará Hola, Guapa! e celebrará a cultura mexicana. Entre os destaques, vestidos e macacões fluidos, modelagens atemporais, decotes e tops, além de bordados idealizados para o inverno deste ano.
Para se empoderar no verão
Em parceria com a marca de tattoo temporária feminista Conspiração Libertina, a The Body Shop lançou tatuagens com mensagens de empoderamento feminino, em campanha de conscientização contra o assédio no período de carnaval. As tattoos estão disponíveis para compra para quem adquirir a bolsa Crossbody Girl Power nas lojas da marca, que também adicionou novos produtos à linha Body Yogurts para o verão: são duas loções corporais veganas, que prometem absorção em até 15 segundos e hidratação por 48 horas. Os lançamentos apresentam as fragrâncias Body Yogurt Manga e Body Yogurt Pomelo.
Hora de brincar nas ruas
Uma cidade em que as ruas são seguras para as brincadeiras das crianças é o ponto de partida para o Inverno 2020 da Fábula, selo infantil da carioca Farm. Intitulada Bicho Solto, a coleção idealiza uma sociedade em que flores e pássaros habitam as metrópoles, celebrando a fauna e flora brasileiras e, ainda, símbolos culturais do Rio de Janeiro – como o carnaval, a feira livre, o projeto urbanístico do Aterro e a Praça da Harmonia. A ideia é reforçar o conceito de cidade como espaço de trocas, encontros e memórias afetivas. Reforçando o mote de que “brincar é urgente”, bandeira da marca, as peças fazem referência, também, a escolas de samba mirins e os blocos de rua.
Ei, aqui ó!
O passinho – aquele mesmo! - serviu de inspiração para que a marca pernambucana Rota do Mar criasse sua coleção Eu Disse Carnaval. “Nessa campanha, celebramos o carnaval como manifesto de liberdade e alegria, com uma atenção sensível aos sons e movimentos que mais têm movido os foliões de Pernambuco e do Brasil. ‘Eu Disse Carnaval’, em primeira pessoa, porque cada uma faz individualmente um som que forma o som do todo, e é nisso que mora a beleza do viver no coletivo”, explica Bia Xavier, diretora criativa da campanha. Entre os destaques, as peças em tons neon e estampas tropicais em tons cítricos, para curtir o carnaval da praia.
Entre paetês, tecidos holográficos, estampas lúdicas e bordados, a Renner apostou numa temporada de carnaval colorida e plural, do guarda-roupa adulto (masculino e feminino) ao infantil. A rede revisitou tendências dos anos 1980 e 1990 para criar peças extravagantes para os bailes, as prévias e os blocos de rua, destacando bodies e croppeds em diferentes estilos – cigana com babados, manga longa, sem manga, com um ombro só. Tons de neon, estampas animal print, peças em tule ou organza e lenços que se transformam em tops se destacam na coleção carnavalesca, complementada por acessórios como maxi brincos com pompons ou fios metalizados. Para os homens, camisas e regatas com estamparia animal, artsy e tie dye, além de bermudas em neon, manchadas, metalizadas, lisas e listradas. Chapéus de palha e pochetes arrematam as produções.
Dicas para a folia
A busca por produções mais coloridas, alegres e criativas vem se intensificando com a proximidade do carnaval, reunindo tendências como os tons neon, os delineadores coloridos e a cobertura mais suave da pele. “Como em todo carnaval, as produções devem ser criativas e, claro, cheias de personalidade. Dos lábios marcantes às pálpebras coloridas, as cores vibrantes estarão presentes de diferentes maneiras nas festas de rua”, aposta Marcos Costa, maquiador oficial da Natura. Para 2020, a marca lançou a coleção Neon Mania, que promete alta cobertura e durabilidade. Marcos propõe, ainda, ir além do delineador e batom clássicos: “Em vez de fazer o delineado gatinho de sempre, por que não criar desenhos divertidos na lateral do rosto? Ou, então, usar mais de uma cor de batom para colorir a boca?”, sugere.
Ciranda tropical para momo
A designer de joias pernambucana Juana Moura (@juanamoura) desenvolveu coleção para o carnaval deste ano, inspirada no movimento das cirandas, no tropicalismo e na celebração da liberdade feminina. Ciranda Tropical reúne maxi brincos, arranjos de cabeça, pulseiras, delineadores adesivos, entre outros acessórios. Juana propõe diferentes cores, formatos e proporções de adereços, a fim de contemplar diferentes perfis de foliãs. As peças estão disponíveis nas duas unidades do ateliê da artista, na Jaqueira e no Parnamirim, na Zona Norte da cidade.
Festa mexicana
Inspirada nas cores e flores do México, a marca Enjoy apresentou um preview de seu Inverno 2020 em editorial intitulado Eterna Fantasia, sugerindo composições para a temporada de carnaval. Azul e cor-de-rosa protagonizam a cartela de cores da coleção, que se chamará Hola, Guapa! e celebrará a cultura mexicana. Entre os destaques, vestidos e macacões fluidos, modelagens atemporais, decotes e tops, além de bordados idealizados para o inverno deste ano.
Para se empoderar no verão
Em parceria com a marca de tattoo temporária feminista Conspiração Libertina, a The Body Shop lançou tatuagens com mensagens de empoderamento feminino, em campanha de conscientização contra o assédio no período de carnaval. As tattoos estão disponíveis para compra para quem adquirir a bolsa Crossbody Girl Power nas lojas da marca, que também adicionou novos produtos à linha Body Yogurts para o verão: são duas loções corporais veganas, que prometem absorção em até 15 segundos e hidratação por 48 horas. Os lançamentos apresentam as fragrâncias Body Yogurt Manga e Body Yogurt Pomelo.
Hora de brincar nas ruas
Uma cidade em que as ruas são seguras para as brincadeiras das crianças é o ponto de partida para o Inverno 2020 da Fábula, selo infantil da carioca Farm. Intitulada Bicho Solto, a coleção idealiza uma sociedade em que flores e pássaros habitam as metrópoles, celebrando a fauna e flora brasileiras e, ainda, símbolos culturais do Rio de Janeiro – como o carnaval, a feira livre, o projeto urbanístico do Aterro e a Praça da Harmonia. A ideia é reforçar o conceito de cidade como espaço de trocas, encontros e memórias afetivas. Reforçando o mote de que “brincar é urgente”, bandeira da marca, as peças fazem referência, também, a escolas de samba mirins e os blocos de rua.
Ei, aqui ó!
O passinho – aquele mesmo! - serviu de inspiração para que a marca pernambucana Rota do Mar criasse sua coleção Eu Disse Carnaval. “Nessa campanha, celebramos o carnaval como manifesto de liberdade e alegria, com uma atenção sensível aos sons e movimentos que mais têm movido os foliões de Pernambuco e do Brasil. ‘Eu Disse Carnaval’, em primeira pessoa, porque cada uma faz individualmente um som que forma o som do todo, e é nisso que mora a beleza do viver no coletivo”, explica Bia Xavier, diretora criativa da campanha. Entre os destaques, as peças em tons neon e estampas tropicais em tons cítricos, para curtir o carnaval da praia.