Dois milhões ficarão sem água por 72h A suspensão acontecerá no próximo dia 22 e segue até o início do dia 25 de julho, e servirá para a manutenção do Sistema Pirapama
Publicação: 15/07/2025 03:00
![]() | |
Atualmente, Pirapama é responsável pelo abastecimento de água de 35% da RMR |
Pelo menos 2 milhões de moradores de mais de 60 bairros do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, ficarão sem abastecimento de água por 72 horas por conta de uma paralisação e manutenção no Sistema Pirapama, administrado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A interrupção no abastecimento começará às 20h do dia 22 de julho e a previsão é que termine às 8h do dia 25 de julho. O serviço em si só deverá começar na manhã do dia 23.
Esta é a primeira vez que o maior sistema de abastecimento do estado recebe uma manutenção preventiva desde sua inauguração, em 2008. De acordo com a Compesa, a medida tem como objetivo ampliar a eficiência e recuperar a vazão de 200 litros de água por segundo. A previsão é que o serviço seja finalizado às 20h do dia 24 de julho e ainda serão necessárias cerca de 12 horas para que o abastecimento volte ao normal.
“Esse é um sistema gigante como esse que opera 24 horas sem parar. A ideia de parar agora é antecipar os problemas. A gente já teve problema com o Sistema Pirapama esse ano, com um incêndio em determinada estação”, explicou o presidente da Compesa, Alex Campos.
GANHOS
“Para além da questão da manutenção preventiva, que como disse vai evitar acidentes e transtornos, existem ganhos operacionais. A gente precisa consertar vazamentos desse sistema e isso vai trazer mais quantidade de água para dentro desse sistema. Há uma intervenção importante que vai permitir que uma adutora seja ligada à região do Ibura UR 11 e Marcos Freire”, detalhou ainda o presidnete.
Campos complementa que, no Recife, a falta de água atingirá, principalmente, Zona Sul, mas que espaços como hospitais, delegacias, presídios e pontos da área central da capital não serão afetados pela falta de água, uma vez que funcionarão com o Sistema Tapacurá.
Pirapama fica localizado no Cabo de Santo Agostinho e é responsável por abastecer 35% das torneiras da Região Metropolitana e produz 5.130 litros de água (5,13 m³ água/segundo). Quando inaugurado, o sistema retirou vários bairros dessas três cidades do racionamento de água, incluindo toda a área plana do Recife.
Já a Barragem de Pirapama, também localizada no Cabo de Santo Agostinho, tem a capacidade de acumular 61 milhões de metros cúbicos de água. As obras da estação de tratamento de água e dos reservatórios do Sistema Pirapama também foram iniciadas em 2008.