SINDICATO » Metrô para por 24 horas

Publicação: 14/08/2025 03:00

Os metroviários do Recife decretaram uma paralisação de 24 horas, contadas a partir das 22h de ontem, como resposta a um possível projeto de concessão do metrô de Recife à iniciativa privada. A decisão foi tomada um dia antes da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Recife, uma vez que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos, controladora do metrô, é um órgão do governo federal. 

A decisão de parar as atividades foi tomada pela maioria dos funcionários durante uma assembleia na Praça de Greve (Estação Central do Metrô). O movimento também cobra do governo federal investimentos públicos urgentes para a recuperação e modernização do sistema, que atende cerca de 137 mil pessoas diariamente na Região Metropolitana do Recife.

De acordo com o presidente do Sinmetro, Luiz Soares, afirmou que a paralisação inicial é de 24 horas, mas pode se estender caso Lula não comunique sobre a desistência do projeto. Em maio deste ano, foi anunciado que o metrô deverá ser transferido para o governo de Pernambuco que, em seguida, ficará responsável pela concessão à iniciativa privada.