Os novos chineses Leapmotors, Saic e Geely chegam ao Brasil trazidas por Stellantis, GM e Renault, respectivamente
Pedro Ivo Bernardes
Publicação: 19/04/2025 03:00
A guerra tarifária entre Estados Unidos e China tem causado temor no setor produtivo brasileiro e de outros países do mundo. O receio é que, sem o mercado consumidor norte-americano, os chineses passem a inundar outros mercados do mundo com seus produtos. Aqui no Brasil, três marcas de automóveis da China se preparam para desembarcar seus modelos. Mas isso não tem nenhuma relação com a guerra tarifária entre as duas super potências. Na verdade, a chegada desses modelos é uma estratégia de grupos automotivos consolidados no Brasil.
A primeira nova marca chinesa a chegar ao mercado nacional (nesse caso voltar) será a Geely Auto, do grupo Zhejiang Geely Holding Group (ZGH), que detém o controle acionário da Volvo Car Group. A Geely Auto chega ao país por meio de uma parceria estratégica com o grupo Renault, já em atuação no Brasil com fábrica em São José dos Pinhais (PR) desde 1998.
O modelo de reestreia da marca será o SUV elétrico EX5, com previsão de lançamento em julho. Os detalhes do veículo ainda não foram divulgados, mas por se tratar de um modelo global, ele deve repetir o que é visto lá fora: 4,61 metros (m) de comprimento, 1,90 m de largura, 1,67 de altura e 2,75 m de entre eixos. Em termos de desempenho são 160 kW de potência (cerca de 215 cavalos), 320 Nm de torque (32,6 kgfm), velocidade máxima de 175 km/h e aceleração de zero a 100 km/h em 6,9 segundos.
Também de origem chinesa, mas ostentando a gravata borboleta da Chevrolet, o SUV Spark é outro modelo elétrico que desembarcará por aqui. Originalmente, o modelo foi batizado como Yep Plus, da Baojun, marca criada a partir de uma joint-venture entre a chinesa SAIC e a norte-americana General Motors. É possível que o Yep Plus tenha passado por algumas modificações para estrear no Brasil como Spark, mas na China o modelo possui 4 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,76 m de altura, com entre eixos de 2,56 m. O SUV é equipado com um motor de 75 kW (cerca de 100 cv) e 180 Nm (18,35 kgfm).
Maior conglomerado automotivo do mundo, a Stellantis está trazendo a Leapmotors, mais uma marca integrante do pool automobilístico. Novamente, o modelo de estreia será um SUV elétrico, o C10, modelo que mede 4,74 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,68 m de altura, com distância entre eixos de 2,82 m. Na Europa, onde já é comercializado, o C10 está disponível em duas versões, uma 100% elétrica e outra híbrida. A primeira possui autonomia de 420 km, enquanto o segundo garante 970 km sem abastecimento.
![]() | |
Geely EX5 chega ao mercado em julho, a partir de uma aliança estratégica com a Renault |
A primeira nova marca chinesa a chegar ao mercado nacional (nesse caso voltar) será a Geely Auto, do grupo Zhejiang Geely Holding Group (ZGH), que detém o controle acionário da Volvo Car Group. A Geely Auto chega ao país por meio de uma parceria estratégica com o grupo Renault, já em atuação no Brasil com fábrica em São José dos Pinhais (PR) desde 1998.
O modelo de reestreia da marca será o SUV elétrico EX5, com previsão de lançamento em julho. Os detalhes do veículo ainda não foram divulgados, mas por se tratar de um modelo global, ele deve repetir o que é visto lá fora: 4,61 metros (m) de comprimento, 1,90 m de largura, 1,67 de altura e 2,75 m de entre eixos. Em termos de desempenho são 160 kW de potência (cerca de 215 cavalos), 320 Nm de torque (32,6 kgfm), velocidade máxima de 175 km/h e aceleração de zero a 100 km/h em 6,9 segundos.
![]() | |
Chevrolet Spark foi batizado como Yep Plus na China. Modelo é fruto de uma joint venture entre GM e SAIC |
Também de origem chinesa, mas ostentando a gravata borboleta da Chevrolet, o SUV Spark é outro modelo elétrico que desembarcará por aqui. Originalmente, o modelo foi batizado como Yep Plus, da Baojun, marca criada a partir de uma joint-venture entre a chinesa SAIC e a norte-americana General Motors. É possível que o Yep Plus tenha passado por algumas modificações para estrear no Brasil como Spark, mas na China o modelo possui 4 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,76 m de altura, com entre eixos de 2,56 m. O SUV é equipado com um motor de 75 kW (cerca de 100 cv) e 180 Nm (18,35 kgfm).
![]() | |
Na Europa, o Leapmotors C10 está disponível em duas versões: 100% elétrica e híbrida |
Maior conglomerado automotivo do mundo, a Stellantis está trazendo a Leapmotors, mais uma marca integrante do pool automobilístico. Novamente, o modelo de estreia será um SUV elétrico, o C10, modelo que mede 4,74 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,68 m de altura, com distância entre eixos de 2,82 m. Na Europa, onde já é comercializado, o C10 está disponível em duas versões, uma 100% elétrica e outra híbrida. A primeira possui autonomia de 420 km, enquanto o segundo garante 970 km sem abastecimento.