Jeeps saindo do forno Stellantis apresentou, na última semana, a linha 2025 dos Jeeps Commander e Compass, produzidos na planta de Goiana

Pedro Ivo Bernardes

Publicação: 20/04/2024 03:00

Com uma diferença de três dias, a Stellantis apresentou os primeiros modelos a aparecer nas concessionárias na vesão 2025. Sim, você não leu errado. Apesar de ainda estarmos no mês de abril, os Jeeps Commander e Compass já estão em 2025. No entanto, ainda não é desta vez que vamos conhecer o Compass Bio-Hybrid, o primeiro híbrido produzido na fábrica do conglomerado automotivo Stellantis em Goiana.

Começando pelo Commander, primeiro modelo da marca das sete barras desenvolvido no Brasil, o veículo chega ao mercado em sete versões, incluindo a inédita Blackhawk.  As sete opções, na verdade, variam de acordo com as versões de acabamento, motorização e assentos para os ocupantes (cinco ou sete lugares.

Além da nova versão topo de linha e das opções de cinco lugares, o novo Commander passa a ser disponibilizado com o novo motor Hurricane 2.0 Turbo, que equipa as versões Overland Hurricane e Blackhawk.

Os preços, segundo a montadora, foram reduzidos em até R$ 40 mil, variando agora dos R$  R$ 217,29 mil do modelo Longitude de 5 lugares (entrada) aos R$ 321,29 mil do esportivo Blackhawk.

O irmão menor, o Compass, chega à linha 2025 também com a opção do propulsor Hurricane com a nova versão Blackhawk,  que assume o posto de topo da linha. Com o novo motor, o Compass passa a ser o mais rápido da categoria, acelerando de zero a 100 km/h em 6,3 segundos e chegando à máxima de 228 km/h. Isso, graças aos 273 cavalos de potência e aos 400 Nm (40,1 kgfm) de torque. Os preços do Compass vão de R$ 179,99 mil a R$ 279,99 mil.

CONDUÇÃO ASSISTIDA

Tanto o Commander quanto o Compass trazem o sistema ADA (assistente ativo de direção) de segunda geração, levando a segurança a um novo patamar. Entre as funcionalidades estão centralização de faixa, aviso de mudança de faixa, piloto automático adaptativo, contorno de curvas autônomo em vias sinalizadas, farol alto automático, detector de fadiga do motorista, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência e identificação de placas de trânsito.

Há ainda o sistema de tração 4x4 Jeep Active Drive Low, que permite alternar automaticamente entre os modos 4x4 e 4x2, e ajuda a lidar com a força do motor Hurricane mantendo a força de tração.