RS: incêndio em pousada mata 10 pessoas A Defesa Civil de Porto Alegre está avaliando os danos nas estruturas do imóvel, que pertence a uma rede de pousadas da capital gaúcha

Publicação: 27/04/2024 03:00

Pelo menos dez pessoas morreram em um incêndio de grandes proporções que atingiu uma pousada na Avenida Farrapos, no centro de Porto Alegre, na madrugada de sexta-feira (26). O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul mobilizou cinco caminhões para combater as chamas no prédio de três pavimentos. Nas redes sociais, a corporação informou que o fogo foi controlado.
“Conforme o nosso comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Lúcio Junes da Silva, foram confirmadas dez vítimas e o local funcionava de forma irregular. A perícia criminal está no local para identificar as vítimas e investigar as causas do incêndio”, destacou o corpo de bombeiros, por meio nota.
Os feridos foram levados para o Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS). Também pelas redes sociais, a prefeitura de Porto Alegre informou que duas pessoas estavam em estado grave e seis passavam por atendimento de menor gravidade até o fechamento desta edição.
“Com profunda tristeza acompanho a apuração do incêndio com vítimas na Pousada Garoa, na Farrapos. A prioridade agora é o atendimento aos cidadãos resgatados e encaminhados ao HPS”, postou o prefeito Sebastião Melo.
Em seu perfil no X, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disse que o incêndio causa profunda consternação. “Seguimos mobilizados no rescaldo dessa tragédia. Meus sentimentos aos familiares das vítimas.”
O diretor da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues de Oliveira, declarou que uma equipe está avaliando os danos nas estruturas do imóvel, que pertence a uma rede de pousadas populares da capital gaúcha. As autoridades municipais permitiram que outras pessoas que moravam no prédio retirassem alguns pertences e fossem levadas para outros abrigos.
Segundo os bombeiros, a pousada não possuía alvará de funcionamento nem plano de prevenção contra incêndios. O deputado estadual Matheus Gomes (Psol) afirmou que o estabelecimento recebe recursos da Prefeitura, apesar de existirem denúncias de “irregularidades” há anos. “É preciso investigar não só o incêndio, mas toda a trama de uma tragédia anunciada”, afirmou ele no X.
Nas redes sociais, o presidente Lula manifestou tristeza e preocupação diante do número de mortos no incêndio. Segundo ele, o estabelecimento acolhia pessoas em situação de vulnerabilidade na capital gaúcha. 
“Minha solidariedade às famílias e aos amigos que perderam seus entes”, postou. (Agência Brasil e AFP)