GUERRA » Israel ameaça tomar territórios de Gaza

Publicação: 27/03/2025 03:00

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ameaçou ontem tomar mais territórios na Faixa de Gaza se o Hamas não libertar os reféns, que correm risco depois que Israel retomou sua ofensiva contra o território palestino no último dia 18. Em meio ao aborrecimento com o conflito, centenas de palestinos voltaram a se manifestar em Gaza contra o movimento islamita Hamas, que governa o território palestino desde 2007. “Não nos representa”, dizia um dos cartazes carregados pelos manifestantes.

“Fora, fora, fora, fora Hamas!”, repetiram os manifestantes, reunidos em torno de uma bandeira palestina. Um protesto semelhante ocorreu na véspera em Beit Lahia, no norte do território devastado pelo conflito.

O Exército israelense retomou em 18 de março os bombardeios contra a Faixa de Gaza e também iniciou operações terrestres, após quase dois meses de trégua na guerra desencadeada em 2023. Desde então, pelo menos 830 palestinos morreram no território sitiado e devastado, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, governada pelo Hamas.

Segundo a ONU, 142 mil palestinos foram deslocados na primeira semana pelas operações militares israelenses. Desde o início da guerra, quase todos os 2,4 milhões de habitantes de Gaza foram deslocados. (AFP)