Fiat Cronos tem o visual renovado Modelo ganhou nova grade dianteira, novo conjunto óptico com faróis Full-LED e para-choques redesenhados. Conforto e espaço interno continuam sendo destaques

Pedro Ivo Bernardes

Publicação: 09/08/2025 03:00

 (PEDRO IVO BERNARDES/DP)

De cara nova, o Fiat Cronos 2026 não passa despercebido. Com nova grade frontal, conjunto óptico com faróis Full-LED e para-choques remodelados, o sedã compacto da marca italiana ganhou um ar mais sofisticado, parecendo até pertencer a um segmento superior.

INTERIOR

O amplo espaço interno continua sendo um dos principais atributos do sedã, além do seu porta-malas com capacidade para 525 litros de bagagem — ideal para as viagens em família. Os bancos, principalmente os dianteiros, são confortáveis e mantêm o corpo estável nas curvas.

O volante tem boa empunhadura e traz os comandos para controlar a central multimídia e o computador de bordo integrados. O painel de instrumentos é analógico, mas conta com uma pequena tela digital no centro para visualizar informações como consumo instantâneo e odômetro parcial. A central multimídia de sete polegadas, disponível em todas as versões, permite a conexão sem fio com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Motor do Cronos desenvolve 107 cavalos de potência máxima e o porta-malas tem capacidade para 525 litros (FOTOS: PEDRO IVO BERNARDES/DP)
Motor do Cronos desenvolve 107 cavalos de potência máxima e o porta-malas tem capacidade para 525 litros


MOTOR E CONSUMO
O motor é o 1.3 Firefly que já equipa outros modelos da marca. Na versão avaliada pelo DP Auto, a Precision, o propulsor trabalha em conjunto com o câmbio automático CVT de sete marchas, o que adiciona bastante conforto à condução. Abastecido com etanol, o modelo desenvolve 107 cavalos de potência e 13,7 kgfm de torque. Com gasolina, as marcas são de 98 cavalos e 13,2 kgfm.

Quanto ao consumo de combustível, os números divulgados pela montadora são de 12,6 km/l (gasolina) e 8,6 km/l (etanol) na cidade; e de 14,6 km/l (gasolina) e 10,7 km/l (etanol) na estrada.

IMPRESSÕES AO DIRIGIR
A versão Precision traz entre seus itens de série piloto automático (controle de cruzeiro), modo de condução Sport, ar-condicionado digital, retrovisores com ajuste elétrico, chave presencial e bancos com acabamento em couro ecológico. O conjunto, com rodas de liga leve diamantadas de 16 polegadas, garante uma boa altura livre do solo, de 19,3 centímetros.

No test drive de uma semana realizado pelo Diario, o Cronos Precision mostrou boa desenvoltura no trânsito urbano, com saídas ágeis, retomadas seguras, baixo nível de ruído interno e bastante funcionalidade. Apesar de ser um projeto já considerado antigo para o mercado, o sedã ainda se mostra uma boa opção de compra.