Emoção na homenagem a Ariano
Missa de sétimo dia do escritor, dramaturgo e poeta foi celebrada na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, com a presença de familiares e artistas
Publicação: 30/07/2014 03:00
![]() | |
O arcebispo dom Fernando Saburido abraçou a viúva do escritor, Zélia Andrade Lima |
Além desse sentimento tão bem expresso na língua que Ariano tanto amava, a alegria, e a gratidão também foram exaltadas por dom Fernando. “Agradecemos a Deus pela vida belíssima desse irmão”, disse. Para ele, o autor do Auto da Compadecida foi um pernambucano que teve sua vida devotada à família e à cultura. Um bonito exemplo que deveria ser seguido por todos, ressaltou o Arcebispo.
As primeiras fileiras dos bancos do belo templo católico foram ocupadas pelos filhos, netos e amigos mais próximos. Acompanhado da esposa, Cristina Mello, o prefeito Geraldo Julio chegou pouco antes do início da missa e abraçou Zélia Andrade Lima, viúva de Ariano.
Além do prefeito, outras autoridades compareceram à cerimônia, a exemplo do presidente da Fundarpe, Severino Pessoa, do secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelo Canuto, da atriz e secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, e da ex-secretária estadual de educação Silke Weber.
Como é comum em missas, diversos cânticos religiosos foram entoados. Mas foi a execução de músicas cantadas nas famosas aulas-espetáculo de Ariano que proporcionaram os momentos de maior beleza e emoção. Bastante inspirada, a cantora Isaar foi responsável por levar às lágrimas boa parte dos presentes.
Outro momento de forte emoção se deu durante a comunhão. O grupo musical tocou a Oração de São Francisco. Antes do encerramento da missa, Mariana Suassuna, uma das filhas de Ariano Suassuna, leu texto no qual fez questão de informar que os verbos com os quais se relacionavam a seu pai estavam escritos na presente. “Porque ele está com a gente”, reforçou.
Mariana falou do grande amor de Ariano pela esposa, filhos e netos, e da sua grande devoção à religião católica. “A retidão e a generosidade foram duas das maiores qualidades.” A missa foi encerrada ao som de Nossa Senhora, de Roberto Carlos.