Meu cantinho no quintal Áreas externas podem completar o visual da casa com conforto e elegância. Plantas merecem atenção especial nos ambientes da varanda, jardim ou em volta da piscina

Wagner Souza
Especial para o Diario
wagner.antonio@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 18/02/2017 03:00

Pernas pro ar: Redes e plantas combinam na decoração e sossego. Móveis adequados tornam o lugar mais intimista e agradável de frequentar (Shilton Araujo/DP )
Pernas pro ar: Redes e plantas combinam na decoração e sossego. Móveis adequados tornam o lugar mais intimista e agradável de frequentar

O verão é a época ideal para dar uma maior atenção às áreas externas da casa, seja a varanda, o jardim ou em volta da piscina. É hora de plantar novas flores, realizar podas, investir em acessórios decorativos, alegres e duráveis, e em móveis dobráveis – tudo fácil de manter no dia a dia. Esse local é propício para receber os amigos para lanches, jantares e conversas descontraídas no fim de tarde, para happy hour, entre outras possibilidades, aproveitando as nuances do dia e da noite.

Para a arquiteta Maria Ana de Andrade Lima esses espaços podem funcionar como uma sala de estar ao ar livre. “Para quem quer priorizar a simplicidade, um pequeno local com mesa de centro e bancos de madeira são boas opções para reunir os amigos e familiares”, comenta. Segundo ela, a iluminação é determinante para destacar o ambiente. “Cada área precisa de uma iluminação adequada. Em espaços abertos é legal ter algumas árvores sombreiras. Para locais cobertos e mais escuros, jogar um pouco de luz deixa o lugar mais aconchegante”, completa.

Maria Ana também ressalta que uma alternativa para fugir do calor é criar espaços cobertos. “Se o morador tiver um jardim espaçoso, as pérgolas surgem como boa opção, tanto para decorar quanto para fugir das altas temperaturas. Superbonitas, elas protegem pequenas áreas do Sol e permitem a passagem do ar”, completa.

Em uma decoração de quintal não podem faltar plantas, aquelas que mais agradam e se adequam ao espaço escolhido para colocá-las. “Precisamos delas para um ambiente mais agradável e com a sensação de ter a natureza próxima de nós, principalmente em uma cidade tão quente como Recife”, comenta o arquiteto Rodrigo Duarte. “Uma dica bem legal é usar jarros de barro grandes e colocar essas plantas nos cantinhos para destacar o ambiente”, acrescenta.

Maria José Rodrigues (E) tornou sua varanda em uma sala de estar. Adriana Souto (centro) gosta de praticar ioga com Dalva Oliveira no espaço. Um lanche ou um chá para fazer o tempo passar mais devagar (Mandy Oliver/Esp.DP | Shilton Araujo/DP | Shilton Araujo/DP )
Maria José Rodrigues (E) tornou sua varanda em uma sala de estar. Adriana Souto (centro) gosta de praticar ioga com Dalva Oliveira no espaço. Um lanche ou um chá para fazer o tempo passar mais devagar

Quando o assunto é temperatura, Rodrigo ressalta a importância de ambientes aquáticos. “Quando temos água próximo do nosso lar, a sensação térmica fica mais leve. As piscinas também têm esta função na casa. Pensando nisso, alguns moradores instalam um pequeno lago artificial no quintal”, aponta.

Criar um espaço de lazer é uma boa pedida para curtir os finais de semanas e feriados. “Decore a área da piscina com mesas, cadeiras, espreguiçadeiras e guarda-sóis. Para quem não tem piscina em casa, um chuveirão funciona para dar aquela refrescada. Um jardim vertical em volta ajuda a decorar e deixa o espaço mais fresco. No piso, garanta deques de madeira ou algum revestimento de pedra com acabamento rústico, antiderrapante”, sugere o arquiteto Cláudio Portela.

Ter um jardim em casa pode ser terapêutico. Para a comerciante Adriana Souto, 47, é isso que acontece. “Todos os dias tenho o cuidado de aguar as plantas. Sempre que vejo uma na rua, levo para colocar no meu jardim. Ele me deixa mais leve e menos estressada. Gosto de ter a natureza próxima de mim”, comenta.

A comerciante diz que o seu lugar favorito na casa é um espaço de convivência que fica no quintal. “É um lugar onde costumo tomar café da manhã e fazer ioga. Sempre que recebo visitas, é para lá que eu as levo. Amo esse cantinho”, ressalta.

As árvores frutíferas não são boas apenas pelos seus frutos, mas também por serem opções de sombreiros. A administradora de empresa Maria José Rodrigues, 53, vê no verde da natureza algo essencial na vida. “Meu lar é mais vivo com a presença da natureza. No meu quintal há diversas árvores, como banana-maçã, pinha e acerola, entre outros”, comenta Maria. A administradora também cultiva uma pequena horta. “Para uma vida saudável é fundamental se alimentar de produtos orgânicos. Não abro mão da minha horta”, informa.

De acordo com o arquiteto Cláudio Portela, não adianta ter uma boa área externa se os moradores não a mantêm organizada. “É fundamental determinar o que vai estar em cada lugar. Através de um zoneamento dá para separar os lugares de trabalho, de lazer e de convivência. Depois disso, organizar as ferramentas de modo que elas não fiquem espalhadas pelo quintal”, destaca. Alguns materiais podem ajudar nesta organização. “Criar pequenas estantes pode ser uma boa alternativa. Os paletes também são bastante versáteis e dá para fazer muita coisa com eles”, completa.

Anote:
  1. Invista em jarros decorativos
  2. Na falta de uma piscina, que tal um lago ou chuveirão?
  3. Árvores frutíferas são ótimas sombreiras
  4. Aproveite a luz natural
  5. Pergolados são alternativas melhores de coberta
  6. Use e abuse de paletes e estantes
  7. Artesanatos são bem-vindos à área externa
  8. Escadas de madeira podem ser lindas e funcionais
  9. Redes são convites ao descanso e decoram o ambiente
  10. Hortas verticais também são multifuncionais: alimentam, decoram e cheiram bem!