CUIDADOS » Deu sujeira no tanque de combustível, e agora?

Publicação: 03/01/2019 09:00

Deixar um veículo com uma boa performance pode até parecer fácil, mas na prática nem sempre é assim que funciona. Procedimentos como lavar e encerar, por exemplo, não são suficientes. Responsável pelo armazenamento do combustível, o tanque exerce um papel de grande importância em um veículo, e requer alguns cuidados especiais no dia a dia.

O mecânico da Cemauto Serviços Automotivos no Recife, Berisson Marcionilo, conta que, por serem de ferro, os tanques de combustíveis de carros antigos eram mais propícios a apresentarem detritos, porém os atuais não escapam. “Tanques de plástico corroem por dentro, fazendo com que o resíduo criado fique preso nas paredes do item. Desta forma, a sujeira é levada pelo combustível, poluindo o filtro, bico injetor, TBI, velas de ignição, podendo até fundir o motor”, completa.

Combustíveis adulterados são os principais causadores de borras nos tanques de combustível. Berisson comenta que tal situação influencia diretamente no consumo do veículo, ocasionando mais gastos. “Por não estar trabalhando corretamente, o veículo necessita acelerar cada vez mais, aumentando gradativamente a queima do combustível, além de deixar o automóvel com dificuldades para transitar”, completa.

Ter ciência de como funciona cada peça do seu carro permite que situações desagradáveis possam ser evitadas. Berisson  comenta que alguns sinais mostram que está na hora de limpar o item. “Fique atento à falhas na hora da condução. Geralmente uma luz vermelha ou amarela da injeção acende no painel do carro”, completa.

Após constatadas as sujeiras no tanque, o procedimento de limpeza do item é bastante simples. O mecânico ressalta que o serviço deve ser feito apenas por oficinas especializadas no assunto. “Após remover o tanque, retira-se todo o fluido para ser feita uma lavagem interna com produtos especiais. Em seguida são substituídos tanto o filtro de combustível quanto as velas de ignição e bico injetor”, completa.