RAV4 Plug-in no Brasil Modelo XSE Plug-in é o primeiro veículo híbrido da Toyota no Brasil com opção de carregamento externo por wallbox

Pedro Ivo Bernardes

Publicação: 13/04/2024 03:00

A Toyota anunciou, na última semana, a chegada da versão híbrida do utilitário esportivo RAV4 no Brasil. A versão XSE Plug-in Hybrid do modelo, que chegará às concessionárias ainda neste mês de abril, se une às versões híbridas do Corolla e Corolla Cross, mas é o único que permite o carregamento externo por meio de um carregador portátil convencional de 2,3Kw ou wallbox de 7,4Kw, que acompanham o veículo.

O SUV japonês é equipado com um motor a combustão de 2.5, de 185 cavalos de potência e 223 Nm (22,74 kgfm) e dois motores elétricos: o dianteiro com 182 cavalos e 270 Nm (27,5 kgfm), e o traseiro com 54 cavalos e 121 Nm (12,34 kgfm). Combinados com a transmissão CVT, o conjunto leva o RAV4 de zero a 100 km/h em 6 segundos. O sistema de propulsão oferece ainda quatro modos de operação: Normal, ECO, Sport e EV (totalmente elétrico).

É nessa modalidade 100% elétrica que a tecnologia plug-in mostra sua principal vantagem, com autonomia de 55 km e possibilidade de carregamento externo, o RAV4 pode rodar exclusivamente no modo elétrico, o que representa uma economia e tanto nos ciclos urbanos, principalmente aqui no Recife, a 5ª menor capital do país, com 218,8 km² de área total. Outro dado relevante sobre o trem de força do SUV da Toyota é o consumo de combustível, que segundo a montadora apresenta médias de 35 km/l na cidade e 30 km/l na estrada de acordo com os parâmetros do Inmetro.

As novidades do modelo, no entanto, não se resumem aos motores e sistemas de alimentação. Internamente, o RAV4 traz novo sistema de infoentretenimento, com tela multimídia com resolução HD de 10,5 polegadas, conexão sem fio com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré. Também digital, o painel de instrumentos possui tela TFT colorida de 12,3 polegadas, que fornece ao condutor, de forma configurável, informações sobre velocidade, modo de condução, alertas, autonomia do veículo, entre outros detalhes.

Em relação à segurança, o RAV4 XSE Plug-in é equipado com assistência de permanência de faixa e alerta de oscilação, que monitoram as marcações da pista e ajustam automaticamente a direção ajudando o motorista a permanecer na faixa, emitindo ainda alerta sonoro ou vibração no volante. Completando a gama de segurança estão itens como câmera de reconhecimento frontal, radar e sensor de ponto cego, farol alto automático, sistema de pré-colisão frontal), com identificação de pedestres e ciclistas; frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, assistência de partida em rampa.

Como nem tudo são flores, para ter um RAV4 Plug-in na garagem, segundo informações do próprio site da montadora, será preciso desembolsar R$ 402,4 mil (a preços de Brasília), cerca de R$ 50 mil a mais que o modelo SX Connect Hybrid (não plug-in).