Ponto a ponto

por Aldo Vilela
aldovilela.pe@dabr.com.br

Publicação: 10/08/2016 03:00

Lucro do 2º turno

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), já deve ter feito essa conta política: caso haja segundo turno nas próximas eleições, com o deputado federal Daniel Coelho (PSDB) ou com ex-prefeito João Paulo (PT), um dos dois, por exclusão, o apoiará. Numa disputa com o tucano seria apoiado informalmente pelos eleitores do PT, que não suportam os tucanos. Já num confronto com João Paulo, o socialista teria os votos do PSDB, que não tolera os petistas. Disputando “cabeça com cabeça” o primeiro lugar nas pesquisas com Geraldo, João Paulo é o que tem o ambiente menos favorável. O seu desafio será o de aumentar sua intenção de votos diante de uma conjuntura extremamente desfavorável em razão da crise do PT nacionalmente. Daniel, que em 2012 quase foi para o segundo turno com Geraldo, representa o maior risco à reeleição do prefeito. Acredita-se que o lançamento de múltiplas candidaturas garantiria o segundo turno, porém, no histórico do Recife das últimas sete eleições mostra que em apenas uma ocasião houve segundo turno (2000).

Termômetro
Em cerimônia na Asces, em Caruaru, com presença do ministro Mendonça Filho (DEM), a deputada e candidata a prefeita, Raquel Lyra (PSDB), ao ser chamada para compor a mesa, foi bastante ovacionada pelos alunos do Centro Universitário.

Mulheres
Em Paulista, O PSol vai disputar o pleito majoritário com duas mulheres na sua chapa: Cleide Andrade (prefeita) e Margarett Leite (vice). Do lado governista, 19 partidos se coligaram à chapa encabeçada pelo prefeito Junior Matuto (PSB).

Confundido
Estreante na política, o advogado Antônio Campos, candidato do PSB à Prefeitura de Olinda, foi confundido com o deputado federal Cadoca (PDT) nas ruas da cidade. O socialista terá que superar o desconhecimento nas eleições de outubro.

Temerosos
Auxiliares do presidente interino, Michel Temer (PMDB), estão receosos. Com liminar permitindo manifestações em eventos olímpicos, temem aumento das manifestações contra o peemedebista.

Corpo fora
Do ministro da Defesa, Raul Jungmann: “A Justiça entendeu que a lei é inconstitucional, então não nos cabe outra coisa senão respeitar essa decisão. Mas deixando claro que essa proibição nada tem a ver com o governo Temer, nada tem a ver conosco. Foi algo aprovado lá atrás, proposto pelo Comitê Olímpico Internacional”.

Na navalha
Para o deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB), a cassação de Eduardo Cunha no plenário da Câmara, prevista para ocorrer nos próximos dias, é certa e um dos motivos para isso é o fato da votação ser aberta. “Não vai haver o voto escondido e envergonhado. Será aberto e sem distinção”, diz Jarbas.

Ampla frente
O deputado Miguel Coelho (PSB), candidato a prefeito de Petrolina, já reúne 16 partidos e 166 candidatos a vereador. É a maior coligação do município, onde também são candidatos o deputado federal Adalberto Cavalcanti (PTB), o deputado estadual Odacy Amorim (PT) e o vereador Edinaldo Lima (PMDB).

Ferramenta
A OAB-PE dá um importante passo na defesa das prerrogativas profissionais dos advogados e no aperfeiçoamento da oferta de serviços ao cidadão pernambucano. Amanhã a instituição lança o OAB-PE Digital, aplicativo para smartphones que permite ao profissional denunciar abusos no exercício da profissão de forma imediata em qualquer lugar do Estado.

Aposta
Candidato do PT à Prefeitura do Recife, João Paulo vai apostar no resgate das realizações da sua gestão (2001-2008), que é bem avaliada pela população. Devem ser explorados avanços como o Parque Dona Lindu, a recuperação da orla de Boa Viagem, ampliação do Programa de Saúde da Família, entre outros.