Manifestantes vão às ruas contra política ambiental

Publicação: 24/08/2019 03:00

Em um movimento iniciado pelo Twitter, usuários das redes sociais planejam protestos pela defesa da Amazônia em todo o final de semana. Os atos acontecerão em diversas capitais do pais. No Recife, há articulação para as 14h deste sábado, na Rua da Aurora, centro da capital.

Nesta sexta-feira, uma série de atos encheu as Rua de cidades do país contra o desmatamento da Amazônia e a política ambiental do governo Jair Bolsonaro.

Em São Paulo, no fim da tarde, estudantes, ativistas ambientais e membros de organizações fecharam uma pista da avenida Paulista, entre a alameda Campinas e a rua da Consolação (no sentido Paraíso), entoando gritos de “Fora, Salles” [Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente] e “Bolsonaro sai, a Amazônia fica”.

O grupo carregava bandeiras do Brasil e cartazes pedindo a preservação da Amazônia e do planeta. Alguns usavam máscaras na boca, em referência às queimadas. O ato começou por volta das 18h em frente ao Masp (Museu de Arte de São Paulo). Foi organizado por integrantes do grupo #AmazôniaNaRua. Policiais militares no local estimaram um público de cerca de 5 mil pessoas. No Rio, no fim da tarde, centenas de manifestantes se reuniram na Cinelândia.