SBP desaconselha cloroquina

Publicação: 30/05/2020 03:00

Um parecer científico da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) desaconselha o uso de cloroquina e hidroxicloroquina em crianças e adolescentes com diagnóstico de Covid-19. O documento, a que a reportagem teve acesso, alerta que não há dados que amparem a segurança e a eficácia do uso desses medicamentos em crianças tanto com casos leves, moderados ou graves. Em seguida, sugere que o uso desses remédios ocorra apenas dentro de estudos clínicos controlados, em meio a protocolos de pesquisa bem estabelecidos, e com autorização de pais e responsáveis.

O motivo é a falta de evidências científicas e o resultado de novos estudos que apontam riscos do uso indiscriminado desses medicamentos, indicados originalmente para malária, artrite e lúpus. O material foi elaborado pelo Departamento Científico de Infectologia da sociedade, que reúne pediatras de todo o país.

A divulgação ocorre dias após o Ministério da Saúde elaborar um protocolo que amplia o uso de cloroquina e hidroxicloroquina também para pacientes com quadro leve da Covid-19, incluindo crianças e adolescentes. A mudança foi feita após determinação do presidente Jair Bolsonaro. (Folhapress)