Macron: acordo com Mercosul é "muito ruim" No Brasil, liderança da França disse que resolução não é boa para nenhum dos lados, pois não leva em consideração fatores como o clima e a biodiversidade

Publicação: 28/03/2024 03:00

O presidente francês, Emmanuel Macron classificou como “muito ruim” o acordo de livre comércio negociado entre o Mercosul e a União Europeia (UE) e propôs fazer “um novo”, no segundo dia de sua visita ao Brasil. O acordo “tal como é negociado atualmente é um acordo muito ruim para vocês e para nós”, disse Macron, ontem, durante o Fórum Econômico Brasil-França, realizado na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

“Não há nada no acordo que leve em consideração a questão da biodiversidade e do clima. Nada! Por isso digo que não é nada bom”, enfatizou para uma plateia de empresários brasileiros. O presidente francês pediu a construção de outro acordo entre a UE e o Mercosul, que envolva as questões ambientais.

“Negociamos com o Mercosul há 20 anos. Vamos fazer um novo acordo [...] que seja responsável do ponto de vista do desenvolvimento, do clima e da biodiversidade”, insistiu.

SUBMARINO
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente francês participaram ontem da cerimônia de batismo e lançamento ao mar do submarino Tonelero (S42), em Itaguaí, no Rio de Janeiro. A embarcação faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), uma parceria entre o Brasil e a França firmada em 2008, com orçamento de aproximadamente R$ 40 bilhões. O Tonelero é o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído totalmente no Brasil, através do Prosub. A iniciativa pretende entregar até 2033 cinco submarinos, sendo um nuclear.

Lula agradeceu o governo francês por posicionar o Brasil dentro do pequeno grupo de países que domina a construção de submarinos. “O Prosub é o maior e mais importante projeto de cooperação internacional”, destacou. (Da redação, com agências)