Camelódromo deve estar concluído no fim do ano Prefeito vistoriou o equipamento no último sábado e disse que requalificação faz parte do plano do Programa Recentro. Investimento previsto é de R$ 6,2 milhões

Publicação: 22/04/2024 03:00

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), vistoriou as obras de requalificação do Calçadão dos Mascates, conhecido como Camelódromo, na avenida Dantas Barreto, bairro de São José, no último sábado. De acordo com a equipe do gestor, a requalificação deve ser entregue até o final do ano, e mais de mil boxes nos seis módulos do equipamento serão beneficiados.

“Essa ação fortalece o centro da cidade, o plano do Programa Recentro e a economia de maneira geral. A economia do Recife tem uma história afetiva com o centro. Fazer essa obra também está ajudando com a recuperação da sua pujança”, declarou João Campos.

O projeto, parte de programa da Prefeitura que visa recuperar o centro da capital, conta com investimento de R$ 6,2 milhões, direcionado para o restauro da estrutura e individualização da rede elétrica, concretagem do pavimento interno, substituição da hidráulica, recuperação estrutural de concreto e das estruturas de ferro, substituição das cobertas e calhas, pintura e recuperação dos banheiros.

Segundo o presidente do CONVIVA Mercados e Feiras Autarquia Municipal, Gabriel Leitão, o trabalho está avançando. “As intervenções estão avançando e vão deixar esse espaço, que tem um valor histórico gigante para a cidade, de cara nova tanto para quem trabalha e gera a sua renda quanto para quem frequenta aqui”, destacou.

De acordo com a autônoma Simone Ferreira, 43 anos, a obra do camelódromo é uma necessidade dos recifenses. “Frequento esse camelódromo há três anos, compro algumas mercadorias para revenda como relógios, bolsas e bijuterias. A pintura foi refeita, o telhado mudou totalmente, muita coisa já mudou. As ferragens estavam desgastadas e foram trocadas. Está bem mais protegido agora”, disse.

Já Juraci Melo, 54 anos, trabalhou por mais de 20 anos no camelódromo e hoje ainda frequenta o local para acompanhar o trabalho da filha. “Havia muitas goteiras aqui, tinha ferrugens e priorizaram modificar isso na obra. Agora já está ótimo”, contou.

REPORTAGEM

No dia 16 de março, o espaço, que completou 30 anos em fevereiro, foi alvo de reportagem especial do Diario de Pernambuco. Comerciantes e clientes foram ouvidos e constatou-se de que o espaço precisa de melhor ordenamento, além de limpeza adequada. Os vendedores também cobraram um canal de comunicação entre os empreendedores e a Prefeitura do Recife.