Pilotos relataram falha no sistema de degelo Informação consta em relatório preliminar divulgado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos na sexta-feira

Publicação: 07/09/2024 03:00

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou, ontem, em Brasília (DF), o relatório preliminar do caso Voepass. No documento, consta que a caixa-preta registrou o momento em que os pilotos relataram problema no sistema degelo. O sistema degelo, ou “de-ice”, é o responsável pela remoção do gelo já formado e acumulado na estrutura da aeronave. Os pilotos o acionaram cerca de três vezes e, inclusive, estava acionado no momento da queda.

As duas caixas-pretas do avião chegaram ao Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores do Cenipa, em Brasília, no último dia 10/8. O órgão informou no último dia 13/8 que conseguiu extrair com êxito as gravações de voz e de voo. Os pilotos da aeronave da VoePass que caiu em Vinhedo (SP), tinham treinamento específico para voar em condições de gelo, segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Além disso, o Cenipa afirma que a metereologia previa condição de gelo severo no trajeto do avião e que a aeronave podia voar nessas circunstâncias.

MANUTENÇÃO EM DIA

O relatório do Cenipa informou ainda que a aeronave estava com as manutenções em dia. A última revisão do avião ocorreu em 24 de junho deste ano. No dia do acidente, 9 de agosto, que causou a morte de 62 pessoas, foi realizado um “check diário”, que constatou que a aeronave estava apta para voar, conforme normas previstas.

O QUE ACONTECEU
O avião partiu de Cascavel (PR) às 11h46 e tinha como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos, mas perdeu sustentação em voo e colidiu com o solo às 13h22. (Metrópoles)