ELEIçõES 2024 » Propaganda de Gilson Machado é suspensa

Publicação: 09/09/2024 03:00

O candidato a prefeito do Recife Gilson Machado (PL) teve uma propaganda eleitoral suspensa das rádios e TVs ontempor conta de duas novas decisões da Justiça Eleitoral. A medida vale por 24 horas.

Gilson terá duas horas, a partir da intimação, para atender à determinação, sob pena de multa de R$ 50 mil por hora de descumprimento. As liminares foram concedidas pelo juízo da 4ª Zona Eleitoral em favor da Frente Popular do Recife.

Nas ações, a coligação liderada pelo PSB argumentou que, apesar de decisões anteriores já terem proibido a veiculação de conteúdos inverídicos sobre a gestão da rede de creches do Recife, Gilson “faz uso de sutis mudanças e junção de recortes para disseminar informação falsa” no horário destinado à propaganda eleitoral. A Frente Popular sustentou ainda que o PL conta com a “maior verba decorrente da partição dos fundos eleitorais, sendo menos impactante e desestimulador a aplicação de multas”.

A Justiça acolheu essa tese e constatou que Gilson “permanece veiculando propagandas com o mesmo tema”. Por essa razão, determinou que o candidato tenha seu guia eleitoral e inserções suspensos temporariamente em rádio e TV, conforme previsto no artigo 72, § 3°, da Resolução 23.610/2019, do TSE.

No espaço que seria destinado às peças publicitárias da campanha majoritária do PL, devem ser veiculadas mensagens institucionais da Justiça Eleitoral, além de um texto informando sobre a aplicação da penalidade “em consequência de reiterados descumprimentos das determinações judiciais”.