Assassinado na prefeitura de Osasco Secretário-adjunto de Segurança, Adilson Custódio Moreira, foi morto a tiros por um guarda civil municipal após uma reunião no local

Publicação: 07/01/2025 03:00

O secretário-adjunto de Segurança da Prefeitura de Osasco, Adilson Custódio Moreira, morreu, ontem, após ter sido baleado por um guarda civil municipal (GCM) dentro da sede da administração pública do município da Região Metropolitana de São Paulo. A informação foi confirmada ao Metrópoles pelo coronel Valmor Racorti, comandante do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar (PM). O coronel ainda confirmou que o suspeito foi detido.

Segundo apurou a reportagem, o secretário participava de uma reunião com guardas municipais da cidade. Ao término do encontro, Adilson disse que quem quisesse conversar em particular, poderia ficar.

Então, um guarda ficou na sala e, na sequência, segundo relatos de pessoas presentes na prefeitura, disparos foram ouvidos dentro da sala. O autor dos tiros teria trancado a porta e impedido a entrada dos funcionários para entender o que estava ocorrendo.

HISTÓRICO
Adilson Custódio Moreira nasceu em 12 de janeiro de 1971 na cidade de Jequitinhonha, em Minas Gerais. Aos 6 anos de idade, mudou-se para Cabreúva, no interior de São Paulo, lugar onde estudou e iniciou a vida profissional, trabalhando em lavouras e indústrias.

Ele chegou a Osasco em 1988 e montou uma empresa de motoboys, com a qual ficou até 1992, mesma época em que prestou concurso público na Prefeitura de Osasco para o cargo de Guarda Municipal. Tornou-se classe distinta por meio de um concurso interno.

Na Guarda Civil, iniciou os trabalhos como motorista de viaturas, efetuou patrulhamento em motos, trabalhou como Ronda Oficial, auxiliou e atuou em 2001 na implantação do Canil da Guarda Civil, além de coordenar o setor de transportes e trabalhos de reestruturação predial da Guarda Civil.

Também atuou para a instalação da academia que se encontra na sede da Guarda Civil. Recentemente, em conjunto com a equipe, ajudou a delinear o projeto de reestruturação do Plano de Cargos e Carreira da GCM. (Metrópoles)