TEMPERATURA » Calor faz trilho "derreter" no Rio

Publicação: 21/02/2025 03:00

Dilatação dos trilhos acabou fazendo vagão tombar (REPRODUÇÃO)
Dilatação dos trilhos acabou fazendo vagão tombar
Um trem do ramal Guapimirim, que fazia o trajeto Saracuruna–Guapimirim, tombou nas proximidades da estação Parque Estrela, no Rio de Janeiro, por volta das 14h40 de ontem. A concessionária que administra o serviço atribuiu o acidente à dilatação dos trilhos, ocorrida devido ao calor, e afirmou que os termômetros registraram 71°C na via férrea.

Em nota, a SuperVia, concessionária que administra o serviço de trens urbanos na Região Metropolitana do rio de Janeiro, informou que não houve feridos no acidente. “A ocorrência foi causada pela dilatação dos trilhos devido à alta temperatura registrada na via férrea, que chegou a 71°C, provocando a flambagem (deformação) dos trilhos. Todos os passageiros que estavam a bordo foram retirados com segurança”, disse na nota.

A SuperVia afirmou ainda que enviou equipes para o local com o objetivo de realizar “reparos necessários e normalizar a circulação”.

Vale a pena lembrar que, na última segunda-feira, a prefeitura do Rio informou nesta segunda-feira que ativou o nível quatro de uma escala de cinco, que é acionado quando a temperatura fica entre 40 e 44 ºC, com previsão de permanecer assim por pelo menos três dias consecutivos. E a temperatura máxima registrada no mesmo dia foi de 44°C. (Metrópoles, AFP e Agência Brasil)