Interdição para evitar novas tragédias Ao todo, as prefeituras de Olinda e Recife anunciaram a interdição de 239 imóveis em áreas de risco diante da previsão de mais chuva

Publicação: 19/05/2025 05:00

As equipes da Defesa Civil do Recife atuaram para evitar que novas tragédias ocorram (Hélia Scheppa/PCR)
As equipes da Defesa Civil do Recife atuaram para evitar que novas tragédias ocorram

Diante da previsão de novas chuvas nos próximos dias na Região Metropolitana, as prefeituras do Recife e de Olinda intensificaram, durante o final de semana, as suas ações preventivas nas áreas de risco. Até ontem, 179 imóveis foram interditados no Recife, enquanto Olinda desocupou cerca de 60 residências como parte de uma força-tarefa integrada que visa proteger a população que vive em pontos vulneráveis.

No Recife, esse tipo de ação é um dos protocolos do Centro de Operações (COP) para momentos de agravamento das condições meteorológicas na cidade. O protocolo envolve a disponibilização de caminhões, vans e carros de passeio para dar apoio completo às mudanças; inclusão em auxílio moradia nos casos cabíveis; e a realização de serviços emergenciais. Ao todo, as equipes vistoriaram 971 imóveis, abrangendo 3.844 pessoas. Os imóveis interditados que apresentavam risco foram localizados, principalmente, nos bairros de Dois Unidos, Várzea, Barro e Ibura. Nove casas foram demolidas por estarem condenadas estruturalmente.

Além disso, foram feitas vistorias em diversas localidades, inclusive em Jardim Monte Verde, no Ibura, palco da tragédia de 2022, quando 44 pessoas morreram por causa dos deslizamentos de terra, a prefeitura do Recife divulgou que está investindo R$ 2,3 milhões em uma obra de contenção definitiva de encosta.

OLINDA
Já em Olinda, a Defesa Civil do município vem realizando uma grande operação que inclui vistorias, colocação de lonas e a ativação dos protocolos de evacuação em áreas de risco. A prefeitura informou que cerca de 300 profissionais estão reforçando os serviços da Operação Inverno. Além das áreas de encostas, eles seguem atuando em ações de macro, microdrenagem, e limpeza urbana. O município conta ainda com o apoio do Exército Brasileiro nas ações de prevenção. Um grupo de 30 soldados do 7º Grupamento de Artilharia de Campanha – Regimento Olinda está atuando nas ações de prevenção e mitigação de desastres.

PREVISÃO
Ontem também, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) comunicou que a previsão é de continuidade das chuvas nesta semana, especialmente na faixa litorânea e na Zona da Mata. Segundo o boletim, hoje será o dia mais crítico. Essas regiões podem acumular entre 50 e 100 mm de chuva, categoria classificada como moderada a forte.