Ministro diz que não haverá impacto nos preços

Publicação: 20/05/2025 03:00

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, avaliou que não haverá “impacto relevante” da gripe aviária nos preços da carne de frango e ovos, considerando a queda na suspensão temporária da exportação para diversos países. “Pode haver excesso de oferta em 10 a 15 dias de carne de frango, mas vemos estabilidade”, declarou.

A expectativa é de que hoje seja concluída a desinfecção da granja em Montenegro (RS), único caso confirmado em granja comercial no País. Os colaboradores da granja estão isolados e sendo monitorados. Ele reforçou que o Brasil pode declarar o fim da emergência zoossanitária da gripe aviária após 28 dias, se não houver notificação de outro caso.

O ministro informou ainda que de sete investigações sobre outros focos de gripe aviária, três já foram descartadas e outras quatro seguem em investigação. Até agora, foram descartados focos em Nova Brasilândia (MT); Triunfo (RS) e Gracho Cardoso (SE). Seguem em investigação casos em Aguiarnópolis (TO), Impumirim (SC), Estância Velha (RS), e Salitre (CE). (Estadão Conteúdo e Metrópoles)