Thatiany Lucena
Publicação: 01/05/2025 03:00
Até o final de 2026, o Porto do Recife deve passar por um processo de modernização e dragagem para ampliação da capacidade e do faturamento do ancoradouro. Em visita ao Diario de Pernambuco, o novo presidente, Paulo Nery, confirmou que seu objetivo é de chegar a duplicar o faturamento do ancoradouro. Em 2024, o Porto faturou R$ 42 milhões e movimentou 1,7 milhões de toneladas.
De acordo com Nery, um dos projetos para a modernização do Porto do Recife é o de uma nova dragagem, que está sendo tocada no Ministério dos Portos e Aeroportos e deve necessitar de investimentos de R$ 103 milhões para a execução da obra. A expectativa é de que a contratação para o início das obras seja realizada ainda neste ano. “Além do canal interno do Porto, nós temos o canal externo e o desemboque dos rios ali próximo. Por isso, a necessidade dessa dragagem é fundamental para manter e melhorar a nossa competitividade”, aponta.
Outro ponto abordado por Nery é que a concessão pública do terminal está em fase de estudos para a precificação e deve ser finalizada até o final do primeiro semestre de 2025 para ser lançada no mercado. Ele sinalizou o interesse de um grande grupo que opera no Brasil há mais de 90 anos, que deve trazer mais navios para o ancoradouro. “Além do governo do estado, do Porto e da Secretaria do Turismo, trabalhando a prospecção de novos navios, nós vamos ter um operador que vai também trabalhar junto com os armadores para trazer mais navios para Pernambuco”, afirma.
De acordo com Nery, um dos projetos para a modernização do Porto do Recife é o de uma nova dragagem, que está sendo tocada no Ministério dos Portos e Aeroportos e deve necessitar de investimentos de R$ 103 milhões para a execução da obra. A expectativa é de que a contratação para o início das obras seja realizada ainda neste ano. “Além do canal interno do Porto, nós temos o canal externo e o desemboque dos rios ali próximo. Por isso, a necessidade dessa dragagem é fundamental para manter e melhorar a nossa competitividade”, aponta.
Outro ponto abordado por Nery é que a concessão pública do terminal está em fase de estudos para a precificação e deve ser finalizada até o final do primeiro semestre de 2025 para ser lançada no mercado. Ele sinalizou o interesse de um grande grupo que opera no Brasil há mais de 90 anos, que deve trazer mais navios para o ancoradouro. “Além do governo do estado, do Porto e da Secretaria do Turismo, trabalhando a prospecção de novos navios, nós vamos ter um operador que vai também trabalhar junto com os armadores para trazer mais navios para Pernambuco”, afirma.