Câncer de intestino entre os mais comuns
Doença que vitimou Preta Gil tem cerca de 45 mil novos registros anuais e só manifesta os sintomas em estágio avançado, reduzindo as chances de cura
Publicação: 22/07/2025 03:00
![]() | |
Velório da cantora será no Rio e aberto ao público |
Esse tipo da doença, geralmente, só manifesta sintomas em estágio avançado, o que dificulta o tratamento e diminui as chances de cura. Por isso, pessoas com fatores de risco devem começar os exames de rastreamento antes dos 50 anos, que é a idade recomendada para a população em geral.
“Quando o paciente tem algum familiar com câncer diagnosticado, essa idade vai diminuindo cada vez mais, e sendo mais específico e individualizado para cada pessoa. O rastreio é feito com a análise da história de vida, com exame físico e os dois principais exames de triagem, são o exame de fezes, para ver se tem sangramento oculto, e a colonoscopia, que a gente vê dentro do intestino e procura nódulos, pólipos e câncer”, explica o cirurgião gastrointestinal Lucas Nacif, membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.
PRETA GIL
O velório da cantora Preta Gil ocorrerá no Rio de Janeiro e será aberto ao público. A informação foi confirmada por Gilberto Gil por meio de um story publicado ontem no Instagram. A artista, que tratava de um câncer de intestino desde 2023, morreu por complicações da doença no domingo.
Segundo o cantor, ainda não há previsão para a repatriação do corpo da artista ao Brasil. Preta morreu em Nova York, Estados Unidos, onde estava morando para realizar um tratamento experimental. (Agência Brasil e Estadão Conteúdo)