Itamaraty: "intromissão indevida"

Publicação: 16/07/2025 03:00

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil classificou as recentes manifestações diplomáticas dos EUA, por meio do Departamento de Estados do país, como uma “nova intromissão indevida e inaceitável em assuntos de responsabilidade” dos Poderes brasileiros. A declaração aconteceu ontem por meio de um comunicado oficial.

“O governo brasileiro deplora e rechaça, mais uma vez, manifestações do Departamento de Estado norte-americano e da embaixada daquele país em Brasília que caracterizam nova intromissão indevida e inaceitável em assuntos de responsabilidade do Poder Judiciário brasileiro”, diz um trecho da nota publicada pelo Itamaraty. “Tais manifestações não condizem com os 200 anos da relação de respeito e amizade entre os dois países”, complementou o texto. 

Na última segunda-feira, o subsecretário do Departamento de Estado dos EUA, Darren Beattle, comentou a taxa de 50% imposta por Donald Trump contra o Brasil. De acordo com o diplomata, a medida foi uma resposta às decisões do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e ao governo Lula contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A embaixada dos EUA no Brasil também falou sobre a retaliação norte-americana contra a economia brasileira. (Metrópoles)