Mas este queijo é Catupiry?
Fabricante está vistoriando se nome da marca está sendo usado em outros produtos
MIRELLA FALCÃO
mirellafalcao.pe@dabr.com.br
Publicação: 13/03/2014 03:00
![]() | |
Pizzaria Babbo Giovanni, recém-aberta em Boa Viagem, só usa o queijo da marca Catupiry |
A guerra aos restaurantes que não usam Catupiry começou há 5 anos, no Sudeste do país, e agora começa a ser intensificada no Nordeste. Apesar do nome parecer estrangeiro, a marca é brasileira. Inclusive, em tupi-guarani, significa excelente. “A empresa tem 103 anos de mercado e foi a inventora do requeijão. Mas como não foi patenteado o produto, na época, hoje tem apenas o direito da marca”, relata Cândido Guedes, gestor regional Norte e Nordeste da Catupiry.
A decisão de inspecionar os restaurantes que usam a marca no cardápio, segundo Guedes, é devido a reclamações de consumidores que se decepcionaram com o sabor de algum prato que se prometia ser preparado com Catupiry. O queijo cremoso da marca custa em média 30% mais que a opção mais barata. “Mas o nosso produto é puro leite. Não tem adição de amido ou de gordura hidrogenada como os outros. Por isso, quem prova sente a diferença”, defende Cândido Guedes.
Segundo ele, antes de ir para os tribunais, a empresa tenta uma saída amigável. “A nossa intenção não é exigir uma indenização ou multa. O objetivo é que as casas não enganem o consumidor, retirando a marca do cardápio ou passando a adquirir o nosso produto”, afirma o gestor regional.
Núncio Natrielli, presidente da representação em Pernambuco da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), concorda com a ação da empresa. “É importante até para evitar concorrência desleal com as casas que realmente compram o produto original. Às vezes, ocorre de faltar algum produto no mercado. Mas se fosse o caso, o certo era comunicar ao consumidor de que o prato não será feito com o Catupiry”, diz ele. Rogério Falcão, dono da pizzaria Babbo Giovanni, recém-aberta em Boa Viagem, diz que só usa o queijo da marca Catupiry. No cardápio de 65 sabores salgados e doces, 16 delas levam o produto. “A gente sabe que se não usasse o Catupiry de verdade a qualidade não seria a mesma. Não dá para enrolar o cliente”, afirma ele.