Sabor tradicional, empresa moderna FriSabor manteve as características da sorveteria que caiu no gosto do recifense há mais de cinco décadas, mas ampliou com os novos donos

PEDRO MAXIMINO
pedromaximino.pe@dabr.com.br

Publicação: 05/10/2014 03:00

Marcelo Mayer se tornou sócio das irmãs Graça e Eduarda Petribú, que compraram a sorveteria em 2008 (PEDRO MAXIMINO/ESP. DP/D.A PRESS)
Marcelo Mayer se tornou sócio das irmãs Graça e Eduarda Petribú, que compraram a sorveteria em 2008
Tudo começou, em 1957, numa casa no bairro da Boa Vista. A sorveteria FriSabor, criada por José de Matos, continua com o mesmo nome, mas hoje é uma nova empresa. O pequeno negócio se transformou em uma rede e uma nova fábrica, que ocupa um área total de 37.962 m2 no polo industrial de Paulista.

 Mas não foi apenas o tamanho que mudou ao longo dos anos. A FriSabor também trocou de donos. José de Matos vendeu a empresa de sorvetes para as irmãs Graça e Eduarda Petribú, em 2008. Antes de fazer a aquisição, elas já tinham carinho pela marca. “Tomávamos sorvetes da FriSabor desde crianças”, conta Graça. “Quando soubemos que a empresa estava à venda, decidimos comprá-la por acreditar muito em seu potencial de expansão.” No ano passado, foi a vez de o administrador Marcelo Mayer também se tornar sócio, fechando o trio da sociedade.

 Foi também em 2013 que aconteceu a mudança da Frisabor da Boa Vista, no Recife, para o bairro de Paratibe, em Paulista. A fábrica antiga era capaz de produzir 500 mil litros por ano, enquanto a nova pode produzir 5 milhões de litros no mesmo período.

Junto com a mudança de direção, veio também a reformulação de toda a marca, o que incluiu redesenho de embalagens, exclusão de alguns sabores de sorvetes e o surgimento de outros. “Nós queremos manter os valores tradicionais da FriSabor, como os sorvetes com características artesanais”, explica Mayer. Dessa maneira, mesmo com as mudanças que a nova direção trouxe, Mayer e as irmãs Petribú querem continuar a FriSabor com os atributos que tornaram a empresa querida pelos pernambucanos em quase 60 anos de história.

 Além de honrar o passado e os clientes antigos, a empresa está constantemente investindo em novidades para atrair os consumidores mais jovens, como a promoção FriSabor do Dia. “Todo dia, oferecemos um sabor de sorvete por um preço 20% menor que o de tabela. É uma oportunidade para quem não conhece a marca poder experimentar”, diz Mayer. Outra promoção, realizada durante o mês de julho, envolveu uma parceria com o filme Transformers: A Era da Extinção. “Ao comprar o sorvete, o cliente podia pagar mais uma quantia e ganhar um ingresso.”

As novidades estão dando certo. A receita bruta anual da empresa é de R$ 12 milhões, com expectativa de crescimento acelerado. “O Nordeste representa 10% do consumo nacional de sorvetes. É um número tímido, mas existe muito espaço para crescer”, afirma Mayer.

Perfil

FriSabor

1957
Fundação

12
lojas próprias

250
clientes no varejo

45,8%
crescimento anual