Sabor tradicional, empresa moderna
FriSabor manteve as
características da
sorveteria que caiu
no gosto do recifense
há mais de cinco
décadas, mas ampliou
com os novos donos
PEDRO MAXIMINO
pedromaximino.pe@dabr.com.br
Publicação: 05/10/2014 03:00
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Marcelo Mayer se tornou sócio das irmãs Graça e Eduarda Petribú, que compraram a sorveteria em 2008 |
Mas não foi apenas o tamanho que mudou ao longo dos anos. A FriSabor também trocou de donos. José de Matos vendeu a empresa de sorvetes para as irmãs Graça e Eduarda Petribú, em 2008. Antes de fazer a aquisição, elas já tinham carinho pela marca. “Tomávamos sorvetes da FriSabor desde crianças”, conta Graça. “Quando soubemos que a empresa estava à venda, decidimos comprá-la por acreditar muito em seu potencial de expansão.” No ano passado, foi a vez de o administrador Marcelo Mayer também se tornar sócio, fechando o trio da sociedade.
Foi também em 2013 que aconteceu a mudança da Frisabor da Boa Vista, no Recife, para o bairro de Paratibe, em Paulista. A fábrica antiga era capaz de produzir 500 mil litros por ano, enquanto a nova pode produzir 5 milhões de litros no mesmo período.
Junto com a mudança de direção, veio também a reformulação de toda a marca, o que incluiu redesenho de embalagens, exclusão de alguns sabores de sorvetes e o surgimento de outros. “Nós queremos manter os valores tradicionais da FriSabor, como os sorvetes com características artesanais”, explica Mayer. Dessa maneira, mesmo com as mudanças que a nova direção trouxe, Mayer e as irmãs Petribú querem continuar a FriSabor com os atributos que tornaram a empresa querida pelos pernambucanos em quase 60 anos de história.
Além de honrar o passado e os clientes antigos, a empresa está constantemente investindo em novidades para atrair os consumidores mais jovens, como a promoção FriSabor do Dia. “Todo dia, oferecemos um sabor de sorvete por um preço 20% menor que o de tabela. É uma oportunidade para quem não conhece a marca poder experimentar”, diz Mayer. Outra promoção, realizada durante o mês de julho, envolveu uma parceria com o filme Transformers: A Era da Extinção. “Ao comprar o sorvete, o cliente podia pagar mais uma quantia e ganhar um ingresso.”
As novidades estão dando certo. A receita bruta anual da empresa é de R$ 12 milhões, com expectativa de crescimento acelerado. “O Nordeste representa 10% do consumo nacional de sorvetes. É um número tímido, mas existe muito espaço para crescer”, afirma Mayer.
Perfil
FriSabor
1957
Fundação
12
lojas próprias
250
clientes no varejo
45,8%
crescimento anual