Petroleiro Henrique Dias faz sua viagem inaugural
Estaleiro Atlântico Sul também batizou ontem o André Rebouças, que está em teste no cais. Embarcações foram contratadas pelo Promef para atender a Petrobras
Publicação: 12/12/2014 03:00
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Henrique Dias fará sua primeira operação de carregamento de petróleo na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro |
Através do Promef, a estatal está investindo R$ 11,2 bilhões na encomenda de 49 navios e 20 comboios hidroviários que estão sendo construídos em todo o Brasil. Além do André Rebouças, os gaseiros Oscar Niemeyer, Paulo Freire e Barbosa Lima Sobrinho estão em fase de finalização em Pernambuco. Estes, por sua vez, estão sendo construídos pelo Estaleiro Vard Promar, próximo ao EAS. Nenhum dos quatro teve a data da viagem inaugural divulgada.
O Atlântico Sul detalhou em nota que o André Rebouças é o projeto mais completo até o momento, pois nele foi empregada integralmente a tecnologia de construção e montagem por megablocos. “O uso desse processo permite ganhos como redução do tempo de construção e incremento da qualidade no acabamento da embarcação. Graças a essa inovação tecnológica de acabamento avançado”.
Com uma estrutura de 274,2 metros de comprimento, 48 metros de largura, porte bruto de 157,7 mil toneladas e capacidade para transportar um milhão de barris, o Henrique Dias segue agora para a Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, onde fará sua primeira operação de carregamento de petróleo. O nome foi uma homenagem ao mestre de campo pernambucano Henrique Dias, considerado um dos fundadores das Forças Armadas brasileiras por sua atuação nas duas Batalhas dos Guararapes.
Antes deles, foram entregues os navios Suezmax João Cândido, Zumbi dos Palmares e
Dragão do Mar e o lower hull (parte interior do casco) da plataforma de produção semissubmersível P-55, da Petrobras, todos trabalhando a pleno vapor. O EAS teve participação ainda nas obras realizadas na plataforma FPSO P-62, também da Petrobras.
Atualmente, sete embarcações estão sendo construídas de forma simultânea pela empresa, cada uma em um estágio diferente de montagem. Além do navio petroleiro do tipo Suezmax André Rebouças, que está no cais de acabamento, outros quatro navios petroleiros estão em produção, além das três primeiras sondas de perfuração, de um total de sete, encomendadas pela Sete Brasil.