Olinda volta a ser opção para o varejo
Cidade vem atraindo lojas e transformando seu moradores em novos consumidores. Crescimento na economia do município é que estimula inaugurações
THATIANA PIMENTEL
thatianapimentel.pe@dabr.com.br
Publicação: 04/01/2015 03:00
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Pizzaria Domino%u2019s, franquia com mais de 60 lojas, abriu uma unidade em Olinda |
“O ano (2014) começou difícil com a Copa do Mundo e as eleições, mas tivemos um último trimestre muito bom, com a chegada de muitos empreendimentos. A TendTudo veio para deixar o cenário ainda mais interessante, pois irá aquecer o comércio do bairro inteiro. Além disso, em 2017, teremos a inauguração do Shopping Patteo que trará 355 lojas para a cidade”, detalha Francisco Soares, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Olinda. Segundo ele, a cidade tem atraído principalmente franquias. “As grandes redes conseguem visualizar o potencial de Olinda”, ressalta.
O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico de Olinda, José Ramos de Andrade, concorda e acredita que este é o momento ideal para a cidade sair da sombra do Recife. “Somos uma cidade com 400 mil habitantes que, com a falta de mobilidade, estão evitando grandes deslocamentos e temos uma taxa de Imposto Sobre Serviços (ISS) menor do que a capital pernambucana, variando de 1,8% a 3%, a depender do setor. No Recife, o ISS varia de 2% a 5%. Todos os ingredientes para o desenvolvimento estão aí”, afirma. Andrade comenta, porém, que há escassez de grandes espaços nos bairros centrais da cidade. “O Entre Amigos, o Sal e Brasa e a rede de supermercados Bonanza, de Caruaru, já nos procuraram interessados em abrir grandes unidades em Olinda, mas ainda não conseguimos encontrar bons pontos. Vamos trabalhar em 2015 para concretizar esses e novos empreendimentos.”