TIM fecha call center e demite 1,2 mil pessoas Empresa fez desligamentos alegando que está reorganizando o atendimento ao consumidor

ROCHELLI DANTAS
rochellidantas.pe@dabr.com.br

Publicação: 09/07/2016 03:00

A sexta-feira foi de demissões na unidade de Teleatendimento da TIM Nordeste, localizada em Prazeres. Ao chegar para iniciar a jornada de trabalho, funcionários foram recebidos com a notícia de que, como parte do processo de reestruturação da empresa, o setor estava sendo desativado e todos os funcionários desligados. As demissões aconteceram ao longo do dia. O roteiro era o mesmo: os trabalhadores chegavam para iniciar a jornada de trabalho e, ao invés disso, eram levados a salas de reunião, divididos em grupos e informados das demissões e dos benefícios a serem pagos. Ao fim das reuniões, todos saíam do local com um envelope na mão, o que indicava a rescisão do contrato. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações em Pernambuco (Sinttel/PE), 1.200 funcionários foram demitidos.

“Eu recebi a notícia logo pela manhã, porque amigos que chegaram para trabalhar me informaram. Vim sabendo o que me esperava. Mesmo assim, fomos todos pegos de surpresa. A empresa negava os boatos. Já estou pensando que terei que trancar meu curso pré-vestibular e refazer as contas. Não tenho mais o que chorar”, lamentou a estudante Thaísa Guedes, 21 anos, que trabalhou no local por dez meses.

O casal Bruna Alves, 21 anos, e Alisson Felipe Menezes, 21 anos, trabalhava no local há 1 ano e nove meses. Foi lá que se conheceram, ela iniciando seu primeiro emprego e ele buscando uma nova oportunidade. “Achamos que as demissões eram boatos. Agora vamos correr atrás de novas oportunidades”, afirmou Alisson. Segundo Bruna, a informação veio logo na entrada do trabalho. “Eles dividiram os funcionários em salas e comunicavam das demissões e dos benefícios. Em seguida, todos saíram”, contou.

Além de todos os direitos trabalhistas, o acordo fechado entre a empresa e o Sinttel/PE prevê outros benefícios como, por exemplo, pagamento de meio salário por ano completo trabalhado. Sendo, no mínimo dois salários e no máximo seis salários. Manutenção do plano de saúde até dezembro (inclusive para os dependentes), saldo de banco de horas pago em dinheiro, pagamento de R$ 2.100 por filho para aqueles que recebem auxílio-creche e de R$ 3.600 por filho para os que têm crianças especiais.

“De início, a TIM se negou a formular uma alternativa e, após horas de reunião, fizemos um conjunto de exigências que terminou sendo aceito pela empresa para os funcionários do Teleatendimento”, afirmou o presidente do Sinttel/PE, Marcelo Beltrão. Com o fechamento da unidade de Teleatendimento, a TIM agora só conta, em Pernambuco, com a sede do grupo, localizada em Piedade.

Por nota, a TIM informou que está realizando uma reorganização em suas atividade de atendimento ao consumidor e que, a partir de agora, três empresas assumirão o teleatendimento da região Nordeste (AeC, AlmavivA e TMKT). Além das novas frentes de atendimento, a companhia mantém suas unidades de call centers próprios no Rio de Janeiro e em Santo André. “A reorganização segue as diretrizes do Plano de Eficiência da TIM, que contempla todas as suas áreas e prevê eficiências acumuladas de R$ 1 bilhão até 2017”, diz o texto.