MARCAS PREFERIDAS » As marcas preferidas dos consumidores Diario premia, hoje à noite, as empresas mais presentes no cotidiano da população do Grande Recife

Publicação: 31/08/2016 03:00

 (Jarbas/DP)
As principais empresas que atuam no mercado pernambucano e os representantes do setor publicitário se reúnem na noite de hoje para conhecer quais são as marcas que estão no topo da preferência dos consumidores do Grande Recife. Apostando na inovação e no compromisso de trazer a mais completa radiografia do mercado local, o Diario de Pernambuco, em parceria com o instituto de pesquisa Datamétrica, com mais de 20 anos de experiência, realiza, a partir das 19h30, no Arcádia do Paço Alfândega, a entrega do Marcas Preferidas 2016.

“Esse prêmio Marcas Preferidas, concedido pelo Diario de Pernambuco, é uma demonstração do compromisso de todos os nossos veículos com o desenvolvimento do estado. É uma aproximação entre imprensa e mercado”, comentou Maurício Rands, vice-presidente do Diario de Pernambuco.

Rands analteceu que premiações como essas reforçam ainda mais a ligação do pernambucano com os produtos e as respectivas marcas que estão no dia a dia dos consumidores. “É a valorização do empreendimento. É colocar luzes nas marcas que são do gosto da população e que, portanto, estão cumprindo um papel no desempenho de suas atividades”, disse.

“Todos que fazem o Diario de Pernambuco estão muito felizes de poder dar mais este passo de contribuição para o desenvolvimento econômico de Pernambuco e para a aproximação entre os nossos veículos e o mercado”, completou Maurício Rands.

Em um formato completamente inédito, a pesquisa premiará 219 marcas, que estão divididas em 73 categorias e pertencem a 21 segmentos da economia. O levantamento deste ano ampliou a amostragem, ouvindo 2,5 mil pessoas do Grande Recife. Outra novidade está na abordagem:  o Marcas Preferidas traz o panorama das marcas que o público realmente prefere na hora de realizar as compras.

Nesse sentido, o principal objetivo do levantamento será o de gerar informações para contribuir com o aperfeiçoamento do marketing em Pernambuco. E foi justamente por isso que, além de trazer o ranking das marcas mais preferidas, a pesquisa realizada pela Datamétrica também gerou informações adicionais, permitindo que as empresas identifiquem os motivos de escolha por parte do público. Graças à metodologia inovadora do Marcas Preferidas, foi possível também segmentar os resultados por mercados específicos, a exemplo das classes sociais, sexo, idade, grau de instrução, entre outros.

DETALHAMENTO
Além disso, a metodologia aplicada no processo garantiu informações mais detalhadas sobre as marcas, incluindo os pacotes de resultados  “saúde da marca” e “top of mind”. As marcas interessadas nos dados poderão, ainda, obter análises mais detalhadas. “Disponibilizamos informações atualizadas e qualificadas para aumentar assertividade das decisões estratégicas das marcas”, disse Analice Amazonas, vice-presidente da Datamétrica.

O estudo de saúde da marca, por exemplo, oferece ao fabricante informações sobre o perfil de seu consumidor e dos clientes dos principais concorrentes, permitindo, portanto, que as marcas se aproximem ainda mais da preferência do público. “Por conseguinte, aumentam as chances de atender melhor o consumidor, tornar seu produto preferido, desejado e amado por ele. E quanto maior o vínculo afetivo do consumidor com uma marca, mais fiel a essa marca ele será”, ressaltou Analice.

A utilização de pesquisas como o Marcas Preferidas é uma tendência das empresas para aumentar a assertividade das decisões, disse a vice-presidente da Datamétrica. Segundo ela, o motivo é simples: “É economicamente eficiente investir em informações precisas para evitar equívocos na alocação de recursos produtivos. Ou, dito de outra forma, é mais barato evitar o erro de um investimento do que consertá-lo”, disse, ressaltando que ao fornecer informações cientificamente coletadas, a pesquisa aumenta as chances de que as decisões sejam tomadas corretamente. “Essas pesquisas trazem ganhos tremendos às agências de marketing, responsáveis por levar as marcas e seus produtos ao mercado da maneira mais sedutora possível ao consumidor”, acrescentou.

O diferencial da pesquisa Marcas Preferidas está no rigor estatístico, que reflete nos resultados mais precisos e em dados com riquezas de detalhes, traduzindo-se, portanto, num conjunto de informações fundamentais ao empresariado e também ao mercado publicitário.

A pesquisa
  • 2,5 mil entrevistas realizadas
  • 219 marcas premiadas
  • 73 categorias de produtos pesquisadas
  • 21 segmentos econômicos analisados
  • 1,96% é a margem de erro da pesquisa
  • 95% é o nível de relevância do levantamento