Cartão de visitas já no muro da empresa ASA deu repaginada na fachada da sede, que ganhou grafitagens com alusões a alguns produtos

GABRIELA ARAÚJO
especial para o Diario
gabriela.araujo@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 20/02/2017 03:00

Artista Galo de Souza fez a arte com um conceito em cima dos produtos que compõem linha de produção da ASA (GALO DE SOUZA/DIVULGAÇÃO)
Artista Galo de Souza fez a arte com um conceito em cima dos produtos que compõem linha de produção da ASA

Há quem pense que o marketing só serve para impulsionar diretamente as vendas de uma empresa. Mas não é bem assim. Mesmo que não afete o faturamento, boas ações podem ajudar a construir - ou melhorar - uma boa imagem da instituição. Pensando nisso e na ideia de reanimar áreas urbanas, a ASA Indústria e Comércio, no fim do ano passado, revitalizou a sua fachada (que tem 500 metros quadrados) com grafitagem. Canavial, lavanderia, campo de futebol e a própria rua são alguns dos cenários que compõem o muro (são cerca de 20). Mesmo que sutis, referências a produtos da empresa estão presentes.

A ASA, que já tem 20 anos no mercado, destaca-se pela venda de produtos de higiene pessoal, alimentação, limpeza e também vende sucos. São 10 marcas e mais de 250 itens. No muro, é possível ver, por exemplo, a imagem de um menino com uma roupa de futebol suja, que se associa a uma marca de sabão. De acordo com Wagner Mendes, diretor comercial e de marketing da empresa, junto com o artista local Galo de Souza foi construído um conceito em cima da linha de produção da ASA e da comunidade do Recife. A empresa fica em Afogados. O foco era atingir a população de lá e do bairro dos Coelhos, que fica nas proximidades.

De acordo com Mendes, as pessoas param para olhar o muro, apreciam e tiram foto. Logo quando foi inaugurado, o SAC da empresa recebeu cerca de 100 ligações de pessoas elogiando a iniciativa. “Estou trazendo a atenção das pessoas para a minha empresa, mostrando um pouco do nosso modo de pensar e dando exemplo para os setores econômicos. Tudo isso é marketing, mas é mais um marketing institucional do que vendas”, explica. Segundo ele, com a iniciativa, é possível reforçar a imagem de seriedade que a ASA tem, além de estreitar a relação com as pessoas.

A escolha do artista veio a partir da análise de seus trabalhos anteriores. Galo de Souza, que está completando 20 anos de carreira com direito à exposição na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, conta que começou a grafitar o muro da ASA por volta de setembro e terminou em novembro. O artista conta que vê a ação como uma forma de aproximação da empresa com a comunidade. Antes do projeto, a fachada era apenas um muro. Depois de pintada, vira uma obra de arte. “As pessoas passam a ter um outro olhar. E isso é muito legal porque a empresa ganha comunicação espontânea, porque as pessoas gostam de ver e tiram foto. Você está usando o espaço que já tem de uma forma coletiva e inteligente”, comenta Souza.

Como a iniciativa deu certo, a ideia é que ela seja ampliada, mas agora para dentro da própria empresa. De acordo com o diretor comercial e de marketing da ASA, em março deste ano, o grêmio (espaço de lazer dos funcionários) será grafitado. “Vai ser uma iniciativa voltada para o funcionário. Tem um pessoal que gosta de jogar futebol e fazer festa, então eles vão se ver nas pinturas”, explica Mendes. Além disso, depois que essa parte for concluída, a ASA pretende também fazer um trabalho artístico nas unidades fabris. “Esperamos que outras empresas se inspirem e façam o mesmo tipo de ação”, conclui Mendes.