Lançada campanha para conquistar mais turistas Ação está orçada em quase R$ 1,6 milhão e incrementará em R$ 18 milhões a economia de Jaboatão

Publicação: 22/02/2017 03:00

Jaboatão dos Guararapes quer “aparecer” para o turista que chega a Pernambuco. A cidade lançou ontem a campanha publicitária “Deixe Jaboatão conquistar você” para mobilizar o trade turístico a colocar o destino como rota além do trivial sol e mar, mas de outras potencialidades como turismo religioso, rural e de negócios. A campanha tem orçamento de quase R$ 1,6 milhão, sendo boa parte de convênio com o Ministério do Turismo. A gestão municipal espera um incremento de quase R$ 18 milhões na economia da cidade neste ano e quer estimular a iniciativa privada a entrar no circuito.

De acordo com o prefeito Anderson Ferreira, a campanha quer levar o trade para pensar e discutir a cidade como equipamento turístico. “Queremos criar subsídios para a cidade, seja de nossa responsabilidade ou com o que o privado pode contribuir. Mas a cidade tem belezas incontestáveis e que podem ser potencializadas para se vender melhor, e é isso que vamos fazer. Essa campanha capacitará agentes dessa economia branca que é o turismo para que Jaboatão entre na rota nacional”, disse o prefeito em evento de lançamento no hotel Dorisol.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Jaboatão dos Guararapes, Marlus Costa, acrescenta que há simbolismos básicos de cidades turísticas que não existem em Jaboatão, o que precisa ser revertido. “Uma pessoa chega a Jaboatão e não acha uma camisa com referência à cidade, não tem presentes à mostra. Queremos pegar na mão desse turista e levar à feirinha, para que conheça e compre o nosso artesanato, por exemplo”, pontuou.

Ainda segundo Costa, a exploração do nosso potencial já deve ter retorno na economia, mas novos estudos com o trade podem sinalizar outros caminhos a seguir, principalmente por parte da iniciativa privada. “O trade vai trabalhar em conjunto conosco para mostrar que temos belas praias, piscinas naturais, montes, igrejas... nosso roteiro já conta com passeios nas marinas, estada e passagem na Lagoa Azul, onde já há restaurantes e food trucks para dar suporte a quem visita, e muitos outros pontos a serem trabalhados”, afirma, citando que ainda não houve tempo hábil para dar sinais ao setor privado de onde investir.

“Com o turismo em alta, também teremos oportunidades para empreendedores que quiserem aproveitar esse mercado. Ainda não temos estudo de demanda porque acabamos de entrar (gestão iniciou em 1º de janeiro de 2017), mas um passeio de catamarã pela orla até as piscinas pode ser um mercado a ser explorado, por exemplo. Em discussão com os setores, vamos verificar diversos deles e apresentar.”

A conta de ganhos para a economia contempla um incremento de quase R$ 18 milhões já neste ano. “O cálculo destaca a média de turistas que chegam à cidade, de 450 mil hóspedes por ano, e um incremento de 20% a partir da campanha, ou seja, mais 90 mil turistas neste ano. Como o gasto diário do turista em Jaboatão é de R$ 193, o ganho que virá desse setor será de quase R$ 18 milhões”, ressaltou o secretário.

Atualmente, o município tem 8 quilômetros de praia, oferece 2,5 mil leitos em hotéis e pousadas, além de 600 em construção (três novos hotéis). Também conta com um dos polos gastronômicos mais fortes da Região Metropolitana do Recife.

“A cidade tem belezas incontestáveis  que podem ser potencializadas para se vender melhor e é isso que vamos fazer. Essa campanha capacitará agentes dessa economia”, Anderson Ferreira, prefeito de Jaboatão dos Guararapes