MARCAS PREFERIDAS » A arte de fidelizar os consumidores Empresas utilizam estratégias diversas para manter o público fiel ao seu produto e atrair novos perfis

Publicação: 24/06/2017 03:00

Em um mercado cada vez mais crescente, onde novas marcas surgem todos os anos, as empresas precisam redobrar a atenção em um ponto crucial, que pode significar o sucesso ou o fracasso de qualquer negócio: a fidelização dos clientes. Nesse cenário, a mudança de comportamento dos consumidores, ocasionada pela variedade de produtos e serviços à disposição, é um dos desafios que precisam ser enfrentados para as marcas se manterem competitivas. Ir além do que o consumidor espera é um dos diferenciais nessa tarefa.

“Trabalhamos sempre baseados no tripé inovação, conveniência e cidadania e estamos plenamente alinhados às melhores práticas do varejo farmacêutico mundial, levando saúde, bem-estar e conveniência a todos”, destaca Patriciana Rodrigues, vice-presidente comercial das Farmácias Pague Menos. Oferecer um atendimento diferenciado para os clientes é uma das prioridades da rede, que investe constantemente nessa estratégia.

“Além da conveniência, preços competitivos e um mix eficiente tornam a Pague Menos inovadora e preferida no segmento”, explica, reforçando que o número de unidades (são 990 lojas no Brasil, das quais 101 estão em Pernambuco) também é um fator importante. “Outros fatores determinantes na fidelidade são os eventos, campanhas e ações de inovação”, diz.

O atendimento também é prioridade das Óticas Diniz para manter a fidelidade do público. “Oferecemos uma prestação de serviço personalizada para que o cliente tenha a mais completa experiência nas mais de 950 unidades da rede”, diz Arione Diniz, presidente e fundador da empresa. Ele destaca que as equipes passam por treinamento contínuo para oferecer o produto mais adequado a cada cliente.

Apesar de seguirem as mesmas estratégias, as unidades das Óticas Diniz também levam em consideração o contexto de cada região. “Isso porque as características culturais mudam de um lugar para o outro e precisamos estar atentos para personalizar o atendimento ao máximo nas cidades em que estamos presentes”, explica Arione.

Um dos efeitos da crise econômica é a busca dos consumidores por produtos ou serviços mais baratos. Mas na RioAve o fator preço não é levado em consideração. Em vez disso, a construtora investe fortemente no posicionamento de seus produtos, que possuem diferenciais em relação à concorrência e que até justificam o preço. Renata Coelho, gerente de marketing da construtora, reforça que, para manter a fidelidade do público, a empresa propicia uma experiência de compra diferente, que vai desde o fechamento do contrato até o pós-entrega dos empreendimentos. “Na compra, nós recepcionamos com mimos. Quando o VGV (valor geral de venda) é alto, nós damos uma obra de arte de Brennand para o cliente decorar sua casa”, explica. Já durante a fase de construção, há uma série de ferramentas que permitem ao cliente, entre outros pontos, acompanhar as obras e se informar sobre outros produtos da RioAve.

Em alguns projetos, a RioAve foi além do que havia sido prometido em contrato com seus clientes e inovou. “Nós buscamos entregar mais do que eles compraram”, diz Renata. Um exemplo disso é o Hotel Ramada, em Boa Viagem, onde o sistema de climatização instalado é de última geração. “Nós iríamos instalar um sistema tradicional. Mas demos um upgrade que barateia (para o cliente). Ele tem um ganho grande no orçamento”, diz.