Mais três voos internacionais Entre março e abril de 2018, o aeroporto do Recife terá voos para Córdoba e Rosário, na Argentina, e Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos

Publicação: 06/10/2017 03:00

A Azul Linhas Aéreas lançou ontem três novos destinos internacionais a serem operados a partir do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre. Córdoba e Rosário, na Argentina, e Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos, começam a operar entre março e abril de 2018, com vendas iniciadas a partir do mês que vem. O anúncio ocorreu em evento realizado no Palácio do Campo das Princesas e comemorou um ano da operação do hub da Azul no estado, que colaborou para tornar o Recife o principal aeroporto do Nordeste em taxas de crescimento na movimentação de passageiros e em número de rotas. Com as novas frequências, o Recife passará a contar com 15 destinos internacionais sem escalas.

John Rodgerson, presidente da Azul, destaca o crescimento da companhia no Recife, que já oferta metade das partidas e mais de 40% dos assentos do aeroporto pernambucano. “Foi uma aposta que deu certo. Decidimos investir na crise, mas que foi a única saída na época. Escolhemos aqui para centralizar os voos do Nordeste e avançamos nisso. Hoje, a cada dois voos no Aeroporto do Recife, um é da Azul, fruto de uma expansão em que colocamos Pernambuco no centro de Nordeste”, explicou.

Nas rotas internacionais, o acréscimo de voos já é visto com potencial de crescimento. “Temos quatro voos por semana para Orlando e colocaremos três para Fort Lauderdale, nos EUA. Do Recife, dá para ir todo dia com destino a à Flórida. Quem sabe a demanda não faz o voo ser diário para os os dois destinos?”, considerou. As vendas começam em novembro e o preço da passagem para Fort Lauderdale deve seguir os parâmetros do de Orlando (Cerca de R$ 3 mil). “A distância é quase a mesma.”

O governador Paulo Câmara comemorou as boas notícias. “Passamos de 22 destinos para atender a 27 destinos, espalhados em vários lugares. Só valida a aposta certa de nos ter escolhido para um hub regional e que integra os destinos internacionais, principalmente a Argentina, que apresenta números expressivos de turistas por aqui. Em relação aos Estados Unidos, é mais um país a receber voos diários nossos. O primeiro foi Portugal, operado pela TAP, o que dá mais margem para incremento do turismo local”, ressaltou.

O voo de Orlando, inclusive, é o melhor resultado econômico de toda a malha da Azul no Brasil, de acordo com o secretário de Turismo do estado, Felipe Carreras. “Deve ficar acima de 90% de ocupação, o que justificou a nova aposta para a Flórida, agora com destino a Fort Laudedale, onde a Azul tem um grande hub da JetBlue, fechando a semana com voos diários para os Estados Unidos por meio da Azul”, pontuou.

Sobre os destinos argentinos com dois voos, de início, Carreras diz que a demanda foi gerada pelo trade turístico e como reflexo dos números em alta das rotas já existentes para o país. “Argentina entra forte na estratégia do turismo de Pernambuco. O país é o maior emissor de turista do Brasil e de Pernambuco. Para se ter ideia, em 2015, quando começamos o primeiro voo conectando o Recife a Buenos Aires sem escalas, aumentamos mais de seis vezes o volume de passageiros. Nós tínhamos, em 2014, 30 mil argentinos por ano em Pernambuco. Neste ano, vamos fechar com mais de 180 mil, tendo três voos semanais (Latam e Gol). Com esses dois da Azul para Rosário e Córdoba, ultrapassaremos os 200 mil argentinos circulando por aqui todos os anos, deixando R$ 200 milhões em mais de 50 segmentos da economia”, assegurou Carreras.

Novas frequências internacionais da Azul

Argentina  
Início da operação prevista para março de 2018

Um voo semanal

Origem         Saída        Destino        Chegada        Frequência
Recife        17h25        Córdoba        23h25        Aos sábados
Córdoba        01h45        Recife        07h00        Aos domingos

Um voo semanal
Origem         Saída        Destino        Chegada        Frequência
Recife        16h55        Rosário        22h40        Aos sábados
Rosário        01h15        Recife        06h30        Aos domingos

Aeronave: Airbus A320neo (174 assentos)

Estados Unidos
Início da operação previsto para março de 2018
Início das vendas previsto para novembro
Destino: Fort Lauderdale
Três frequências por semana com operações ainda sem horários definidos

Operação atual da Azul
Quatro voos por semana para Orlando, nos Estados Unidos

A Azul opera cerca de 50 decolagens
diárias partindo do Recife para 23 destinos, dentro e fora do país

Na alta temporada de verão 2017/2018, a companhia chegará a marca de 25 destinos e 57 decolagens diárias

Demais rotas internacionais operadas pelo Aeroporto do Recife:
Lisboa             (TAP)
Montevidéu         (GOL)
Buenos Aires         (LATAM e GOL)
Cabo Verde         (TACV)
Frankfurt         (Condor)
Cidade do Panamá     (Copa Airlines)
Miami             (Latam)
Milão             (Meridiana)
Munique         (Condor)
Até o fim do ano, operam:
Madri             (Air Europa)
e Bogotá         (Avianca)