Diario econômico

por Rochelli Dantas - interina
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Publicação: 01/11/2017 03:00

Reação via Olinda

Apesar de ser conhecida como patrimônio cultural, Olinda é tida como cidade dormitório. A cidade clama por empreendimentos que atraíam os consumidores e façam a economia girar no município. E essa é uma das propostas do Shopping Patteo Olinda. O centro de compras já possui, inclusive, planos de expansão. Os grupos CM e HBR Realty, responsáveis pelo projeto, já estudam o melhor equipamento a ser instalado no terreno localizado na frente do centro de compras. A princípio, duas opções são discutidas: um hotel ou um empresarial. A definição virá de acordo com a demanda, da maturação do projeto - o que só deve acontecer depois de, pelo menos, três anos de funcionamento do centro de compras, que deve ser inaugurado em abril de 2018 – e da reação da economia. Esse último ponto, inclusive, já trouxe muitas mudanças ao empreendimento. Quando o centro de compras começou a ser desenhado, em 2007, a expectativa era de que a inauguração acontecesse agora neste último trimestre do ano, aproveitando as vendas de fim de ano, melhor época para o varejo. Mas, lá atrás, ninguém falava em crise econômica. O cenário era outro e justificava o audacioso investimento de R$ 500 milhões, que foi mantido. Os anos passaram, o projeto avançou, o empreendimento está com 94% das obras concluídas, mas a economia mudou. Para pior. Por isso os empresários responsáveis pelo projeto decidiram adiar a inauguração. Em um cenário de crise econômica não adianta abrir as portas com uma grande vacância. Para se ter ideia, só agora neste segundo semestre grandes nomes do varejo confirmaram presença no mall, como, por exemplo, a CeA e a McDonald’s. Projetos previstos mas que aguardavam a tão falada reação do cenário econômico. A reação aos poucos acontece. Hoje já foram comercializados 77% dos espaços e a meta é chegar a 85% na inauguração. As propostas ainda não chegam ao patamar de 2014, quando a economia pernambucana crescia mais que a nacional, mas já geram entusiasmo na hora de fechar novos negócios.

Foco nas vendas
O Shopping Recife comemora o crescimento de 10% nas vendas no acumulado deste ano. Nas lojas âncora, o percentual chega a 15%. Com a chegada do final de ano, as perspectivas são ainda maiores. Os meses de novembro e dezembro representam 40% do volume total de vendas no centro de compras. Além das compras de Natal, a justificativa está no 13º salário e na Black Friday, no próximo dia 24 e que já entrou para o calendário.

Com devolução
Uma nova lei estadual determina que as instituições de ensino forneçam demonstrativo detalhado do uso efetivo do material didático-escolar exigidos dos pais ou responsável pelo aluno. Em caso de não-utilização total ou parcial o colégio deverá devolver o material excedente. A matéria é de autoria do deputado Zé Maurício.

Publicidade parceira
As atrações turísticas pernambucanas serão expostas em espaços públicos das cidades de Córdoba e Rosário, assim como os destinos argentinos serão apresentados em pontos locais. A ação faz parte de parceria firmada pela Secretaria de Turismo do estado e órgãos de turismo argentinos durante a Feira Internacional de Turismo, realizada na Argentina. A ideia é que a divulgação tenha início ainda em dezembro, já que o voo para Córdoba, operado pela GOL, começa no dia 4 de janeiro.

Feira de noivas
De olho no mercado de noivas, que vem crescendo 10,4% ao ano, segundo a Associação Brasileira de Eventos Sociais (Abrafesta), o Paulista North Way Shopping recebe, de 2 a 5 de novembro, a feira Meu Sim. A expectativa é de gerar R$ 300 mil em negócios durante o período. A promessa é de que os descontos cheguem até a 50%.

Empresa inovadora
A startup pernambucana Rekomendo foi a única do estado a ser contemplada pelo edital Sebrae de Inovação. A empresa desenvolveu um aplicativo de delivery de comidas e bebidas – indo além dos restaurantes – com bonificações para os clientes e taxas menores para os estabelecimentos. O negócio conta com apoio do Softex e recebeu aporte de R$ 120 mil.

Serviço premiado
O cemitério e crematório Morada da Paz, do Grupo Vila, foi a primeira funerária brasileira a receber, em Boston, nos Estados Unidos, o Pursuit of Excellence Award 2017, realizada pela National Funeral Directors Association (NFDA). O prêmio reconhece as empresas que demonstram excelência no serviço funerário. Na América Latina, o Morada divide o prêmio com duas colombianas.