TCE entrega Medalha do Mérito Nilo Coelho Imprensa, saúde, direito, gestão pública, empresários e a Igreja Católica entre os setores homenageados

Publicação: 21/11/2017 03:00

Organizada pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), aconteceu, na manhã de ontem, a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Nilo Coelho de 2017. O prêmio reconhece dez pessoas físicas ou jurídicas que tenham contribuído de forma direta ou indireta para a criação, o desenvolvimento e o aprimoramento do TCE. Também fazem parte dos homenageados pessoas consideradas merecedoras do prêmio por seus serviços ou méritos excepcionais. O evento foi realizado no edifício Dom Helder Camara, sede da instituição.
Alexandre Rands, presidente  do Diario e da Datamétrica Consultoria, Pesquisa e Telemarketing, foi um dos homenageados. “Esse prêmio, mais do que tudo, é um reconhecimento da importância do Diario, que é uma das marcas relevantes do nosso estado”, comenta Rands. Além do ramo da imprensa, no qual também foi incluído o radialista Geraldo Freire dos Santos, a Medalha do Mérito Nilo Coelho homenageou profissionais da área de saúde, direito, gestão pública, empresários e a Igreja Católica.
A Igreja foi representada pelo Padre Rinaldo Pereira dos Santos. Ele atualmente exerce, na Arquidiocese de Olinda e Recife, as funções de presidente da comissão de Cultura e da comissão de Intervenção das Irmandades, diretor do Museu de Arte Sacra de Pernambuco e administrador da Cúria da Arquidiocesde de Olinda e Recife. No ramo da saúde, os agraciados foram Alberto Ferreira da Costa, empresário da construção civil e provedor do Real Hospital Português; Dirceu de Lavor Sales, coordenador do ambulatório do tratamento da dor do Hospital das Clínicas, e Geraldo de Sá Carneiro Filho, chefe do serviço de neurocirurgia do Hospital Memorial São José.
Já na área jurídica, os homenageados foram Carlos Eduardo Pugliese, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região, e Stênio Neiva Coêlho, desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Os servidores do TCE-PE tiveram os seus trabalhos reconhecidos através de João Eudes Bezerra Filho, auditor de controle externo e atualmente chefe de gabinete da presidência da mesma instituição. Os projetos de inclusão social de Pernambuco foram representados por Maria Lúcia Alves Pontes, graduada em serviço social pela UFPE.
“Entregamos a medalha a dez ilustres personalidades com relevantes serviços prestados a Pernambuco e ao seu povo em suas diferentes áreas de atuação”, comentou Carlos Porto, presidente do TCE-PE.  Além de ter sido governador de Pernambuco entre os anos de 1967 e 1971, Nilo Coelho fundou o Tribunal de Contas de Pernambuco em 1968. A Medalha do Mérito Nilo Coelho surgiu como uma homenagem a ele em 1986. Junto à medalha dourada, as  pessoas escolhidas para serem agraciadas recebem também um diploma.