Atividades do varejo têm expansão

Publicação: 14/03/2018 03:00

O varejo registrou crescimento em cinco das oito atividades pesquisadas na passagem de dezembro de 2017 para janeiro de 2018. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global, o varejo cresceu 0,9%. Os avanços mais relevantes foram observados em hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,3%) e em outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,8%), ambos compensando os recuos registrados no mês anterior de, -1,7% e -7,2%, respectivamente.

Os demais acréscimos ocorreram em equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (3,7%); tecidos, vestuário e calçados (0,9%); e livros, jornais, revistas e papelarias (0,3%). Na direção oposta, houve recuo em Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-2,5%); Móveis e eletrodomésticos (-2,3%); e Combustíveis e lubrificantes (-0,3%).

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, houve ligeira queda de 0,1% em janeiro ante dezembro. (AE)