Mudanças na PPI beneficiam Suape

Publicação: 20/03/2018 03:00

Pernambuco receberá investimentos de R$ 1.01 bilhão da iniciativa privada para a construção e estruturação do segundo Terminal de Contêineres do Porto de Suape, o Tecon 2, e o pátio de veículos do porto, que é público. Ambos os projetos foram incluídos no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) anunciado pelo governo federal ontem. Com o ingresso no programa, os projetos passam a ter acompanhamento direto da União e seus editais de licitação lançados este ano.

"São investimentos que vão tornar Suape ainda mais competitivo no mundo. No caso do Tecon 2, a capacidade será de um milhão de TEUs (unidade de medida equivalente a 20 pés) por ano, capacidade maior que os 720 mil TEUs por ano do Tecon 1", disse Marcos Baptista, presidente do porto. Em 2017 foram movimentadas 80 mil unidades nesse pátio, 46% a mais que em 2016.

Ontem, durante a 5ª reunião do Conselho do PPI, foram qualificados mais 29 empreendimentos. Há 105 em estudo e leilões previstos até o fim do ano sem garantia de que todos sejam concedidos. Na Eletrobras, por exemplo, há resistência no Congresso à venda da estatal. Mas o PPI deu amparo ao decreto presidencial que está pronto e definirá o papel do Ministério de Minas e Energia e do BNDES na privatização. Mesmo assim, a possibilidade de que a venda da Eletrobras não prospere com Temer é grande. (Da redação com agências)