Empreiteira ajusta sua estratégia de atuação no estado

Publicação: 06/02/2019 03:00

O plano da Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR) a partir de agora é concluir os projetos em andamento no bairro planejado, reduzir ainda mais os estoques e estudar as demandas de mercado, inicialmente na Região Metropolitana do Recife (RMR).

O ano passado, que representou o dobro de vendas de imóveis da construtora e reduziu o estoque de 50% para 35% no Paiva, era o sinal que o grupo precisava de que a economia estava reagindo e que a estratégia precisava se ajustar. Com a orla da zona sul saturada de imóveis de alto padrão, a OR observa com bons olhos a Zona Norte do Recife.

Ricardo Carneiro, diretor da OR, explica que a mudança construída com os Grupos Ricardo Brennand e Cornélio Brennand priorizou que nada provocasse impacto negativo no projeto geral, nem ao mercado e muito menos aos clientes. “Tudo foi pensado, na verdade, como um ajuste com reflexos positivos. Tivemos mais de dez anos de exclusividade no masterplan referência no Brasil e para o setor imobiliário e estamos entregando até início de 2020 mais projetos sustentáveis, que agregam qualidade, infraestrutura e cumprindo todos os requisitos necessários da vida moderna. Chegamos ao ponto de maturidade e somado à mudança de posicionamento da OR, a gente avaliou que dava para ter mais flexibilidade para trabalhar”, detalhou.

A ideia é expandir e, assim como no Paiva, se consolidar com projetos em todo o estado. “Continuamos acreditando na proposta do Paiva, achando um destino fantástico para investidores e empreendedores. Este ano vai ser de concluir os projetos e de estudo, de analisar possibilidades, realizar pesquisas de viabilidade para aparecer com um lançamento em 2020. A gente entende que não adianta lançar o melhor empreendimento e, sim, o melhor projeto para o melhor local para o público escolhido. É isso que sempre fizemos, tanto que a reação da economia já foi sentida pelo grupo, principalmente com as vendas dos estoques do Reserva do Paiva”, considerou.

A empresa comercializou R$ 120 milhões em vendas em 2018, mesmo com o cenário turbulento. “O número foi o dobro de 2017 e isso já colocou a nossa estimativa de 2019 para movimentar R$ 200 milhões em vendas, incluindo os estoques existentes e os lançamentos previstos para este ano”, analisou. Na agulha de lançamento, está o projeto Paradiso, com 156 unidades a serem entregues no fim deste mês. Ainda para este ano, o projeto Verano prevê 208 unidades e, até o início de 2020, o Acqua Marine, com 48 unidades à beira-mar.