Menos loja e mais internet na compra da Black Friday Pesquisa aponta que 56% das consumidores optam por fazer negócio remoto e os sites aparecem como espaço preferido. Os aplicativos terão menor acesso

ANAMARIA NASCIMENTO
anamaria.nascimento@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 21/11/2020 03:00

Mais da metade das pessoas que pretendem comprar na Black Friday deste ano devem optar pela internet. Exatos 56% dos entrevistados, diz a pesquisa Black Friday 2020: como os consumidores vão se comportar. Realizado pela Le Fil, empresa pernambucana de marketing centrado no cliente e baseado em dados, em agosto e setembro, o levantamento aponta que as empresas devem usar estratégias de marketing alinhadas às expectativas do consumidor. Isso porque os hábitos e comportamentos de consumo que mudaram com a pandemia devem se consolidar e o ticket médio investido pode ser menor do que o esperado pelo mercado.

Na pesquisa, as pessoas relatam preferência pelo site, usando com menos frequência os aplicativos. As lojas físicas aparecem na terceira posição, com apenas 17,2% dos pesquisados. Com a preferência pelo e-commerce, associar benefícios à compra pode ser um diferencial e fator decisivo para realizar a venda. O frete grátis é o benefício mais atrativo segundo os participantes, opção de escolha de 44,4%, seguido pelo desconto adicional na compra de mais um item (17,9%). O cashback, aposta do varejo nos últimos tempos, não desponta como fator de atratividade à compra, apontado como diferencial por apenas 10,5%.

O estudo também mostrou que o público não tem preferência certa sobre o lugar onde comprar. Ele é fiel à melhor oferta. A pesquisa de preços é uma prática consolidada e será realizada em lojas que os consumidores já são clientes e também onde nunca realizaram uma compra. Cerca de 59% estão dispostos a comprar em lojas onde não são clientes. Apenas 14,8% garantem a fidelidade e pretendem comprar apenas em lojas que já estão acostumados a consumir. “É uma oportunidade de conquistar e se relacionar com novos clientes”, afirma a diretora de negócios da Le Fil, Socorro Macedo.

Quando questionados sobre que produtos desejam comprar nessa Black Friday, os participantes puderam apontar até três preferências.  Os eletrônicos estão no topo da lista, seguidos por itens de moda/acessórios e eletrodomésticos. Itens de livraria e papelaria ficam em quarto lugar. Os celulares aparecem apenas na sétima colocação. Os produtos que geraram menos interesse foram brinquedos, games e maquiagem.