Maçã do São Francisco ganha terreno

Publicação: 21/06/2021 03:00

A produção da maçã traz uma curiosidade. Dos municípios que mais fornecem a fruta para as centrais de abastecimento do Recife, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba, Goiânia, Brasília e Fortaleza, Petrolina é o único nordestino. A lista, que inclui o grupo “importados”, tem oito do Rio Grande do Sul e sete de Santa Catarina. Paraná, São Paulo e Goiás são representados por um cada.

A quantidade de maçã fornecida por Petrolina representa apenas 7,05% do maior produtor do país,  São Joaquim (SC), mas faz do município pernambucano o 11º maior produtor, superando nove cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O boletim da Conab avaliou dez produtos. “São os de maior representatividade na comercialização das Ceasas e com maior peso no cálculo da inflação oficial do país, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)”, diz. Os municípios pernambucanos aparecem na lista de três frutas – melancia, maçã e banana – e três hortaliças – alface, cebola e tomate – e fica fora dos rankings da laranja, mamão, batata e cenoura.