Fábricas anunciam férias coletivas

(Da Redação com agências)

Publicação: 21/03/2023 03:00

A alta taxa de juros é apontada pelas montadoras com um dos entraves para a retomada das vendas de veículos no país. Por falta de componentes para se produzir carros e pela demanda abaixo do esperada no Brasil, quatro grandes montadoras – Volkswagen, General Motors, Hyundai e Stellantis – anunciaram férias coletivas para algumas fábricas no país. Entre elas, a parada na planta da Stellantis em Goiana, na Mata Norte do estado de Pernambuco, onde opera a Jeep.

As férias coletivas em Goiana começam nesta quarta-feira, afetando no primeiro momento um dos três turnos da fábrica. Esta parada vai até 10 de abril, quando as atividades dos outros dois turnos também serão suspensos, com o objetivo de evitar a formação de grandes estoques.

Em fevereiro, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite, apontava para o cenário desfavorável ao setor, com as vendas de janeiro abaixo do esperado, e a taxa de juros.

“Não vamos crescer e retomar a indústria com essa taxa de juros; com juros de 30% ao consumidor final, é impensável retomar mercado de veículos”, disse Márcio. Ele destacou, na época, que suas críticas estavam em consonância às críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao fato do Banco Central continuar mantendo a Selic em 13,75% diante dos sinais de uma crise econômica.

(Da Redação com agências)