DIARIO ECONôMICO » Energia acessível

Pedro Ivo Bernardes

Publicação: 18/04/2024 03:00

O cronograma de flexibilização do mercado de energia elétrica no Brasil prevê para 2028 o acesso do consumidor doméstico ao mercado livre, encerrando de vez com o mercado cativo de energia. Há, no entanto, algumas possibilidades para o consumidor residencial antecipar essa data. A primeira delas é por meio do condomínio. Muitas construtoras já estão habilitando seus novos empreendimentos para essa nova realidade.

Além de poderem baixar os custos de sua conta de luz, o condomínio pode funcionar como uma espécie de consórcio de consumidores para obter tarifas e condições melhores. Nesse caso, a entrada da energia se daria pelo CNPJ do condomínio e seria distribuída entre os condôminos com a instalação de medidores individuais. Nesse caso, seria preciso avaliar o custo e a viabilidade de implantação do sistema.

Outra possibilidade, agora disponível também em Pernambuco, é o consórcio de Geração Distribuída (GD). O primeiro consórcio disponível é operado pelo Santander, em parceria com a Fit Energia, e oferecido aos correntistas do banco em 20 estados do país. Para aderir, o consumidor/correntista pessoa física precisa ter conta de luz de pelo menos R$ 250 mensais. Já as empresas necessitam estar ligadas a redes de baixa tensão e ter faturas de pelo menos R$ 500 por mês.

Hapvida no mercado de capitais
A Hapvida Notredame Intermédica virou a “queridinha” do mercado de ações brasileiro. De acordo com relatório de bancos e operadoras de investimento, a estrutura verticalizada da companhia, que conta com 796 unidades próprias, das quais 87 são hospitais, é um diferencial importante. A carteira de 15,9 milhões de clientes, superando a soma de Amil (3,02 milhões de vidas) e Bradesco Saúde (3,95 milhões de vidas), é outro ativo relevante no mercado de ações.

Logística reversa

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) inaugura, na próxima quinta-feira (25) o primeiro ponto do programa de recolhimento de sobras de tinta do Recife. A unidade do Retorna Tinta vai funcionar na loja Tupan da Imbiribeira.

Incubadora Senac

A Incubadora para o Desenvolvimento de Inovação e Aceleração do Senac lançou ontem (17) edital para a seleção de dez startups para incubação e mais dez para pré-incubação no Porto Digital. As inscrições seguem até o dia 28 deste mês.

União taxa incentivos fiscais

O governo federal vem taxando os benefícios fiscais concedidos pelos estados a título de contribuição ao PIS/Cofins. A medida, implantada pela Lei das Subvenções, está em vigor desde janeiro deste ano e já está provocando uma corrida aos tribunais. Segundo o advogado Rodrigo Accioly, do escritório Queiroz Cavalcanti, já há algumas ações em tramitação no STF.