DIARIO ECONôMICO » Inflação vs renda média

por Pedro Ivo Bernardes
diarioeconomico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 27/04/2024 03:00

Você, com certeza, já percebeu que o salário no fim do mês não é mais suficiente para adiquirir os mesmos produtos e manter o mesmo padrão de vida, né verdade? Infelizmente essa é uma realidade de mais da metade da população brasileira. Nos últimos dez anos, tivemos uma inflação acumulada de cerca de 88%, enquanto o salário médio dos brasileiros teve uma variação de pouco mais de 30%, refletindo, na prática, uma queda real de poder aquisitivo da ordem de 30,6% .

Relacionado ao sonho de consumo dos brasileiros, pelos menos até a Geração X, a casa própria e o carro ficaram mais distantes. Estudo da professora Nadja Heiderich, da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), revela que, nos últimos 20 anos, tanto o carro quanto a casa própria ficaram cerca de 150% mais caros. Vinte anos, justamente a faixa etária dos millennials e da Geração Z.

Talvez essa nova realidade justifique uma mudança de comportamento: a preferência pelo uso ao invés da posse. Na ponta do lápis, em muitas ocasiões, sai mais em conta alugar do que possuir um bem de alto valor. Principalmente considerando a mobilidade geográfica das novas gerações.
 
Economia circular da Caterpillar
Uma das maiores fabricantes de máquinas e equipamentos pesados do mundo, a Caterpillar tem em seu programa de remanufaturados, o Cat Reman, uma importante ferramenta de redução de custos e preservação ambiental. A remanufatura de um motor, por exemplo, permite uma economia de matéria-prima entre 80% e 90% e uma redução de até 87% no consumo de energia na produção, além de custar de 45% a 85% do preço de um novo, tendo a mesma garantia de fábrica.
 
Conexão Litoral Sul
Gestores de turismo dos municípios do Litoral Sul, do Cabo de Santo Agostinho até São José da Coroa Grande, se encontram na próxima segunda (29), no Paiva, para discutir melhorias na mobilidade, segurança, capacitação e sinalização dos destinos.
 
5G em Noronha
Moradores e visitantes de Fernando de Noronha já dispõe de sinal 5G. A operadora de telefonia móvel TIM foi a primeira a disponibilizar a tecnologia no arquipélago, que segundo a empresa, já é responsável por 35% do tráfego de dados na ilha.
 
Meca da logística
A parte Sul da Região Metropolitana do Recife, com destaque para Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes; vem se transformando na meca logística do Nordeste. A região concentra centrais de distribuição de empresas como Amazon, Netshoes, Shopee e CIA das Letras. No Nordeste, Pernambuco tem um estoque de área logística de 1.407 milhão de metros quadrados, o que significa o dobro da Bahia (2º) e o triplo do Ceará (3º).