DIARIO ECONôMICO » Novo ou usado?

Pedro Ivo Bernardes
diarioeconomico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 15/06/2024 03:00

No primeiro trimestre deste ano, 40% dos entrevistados na pesquisa Fipe/Zap sobre o mercado imobiliário nacional declararam a intenção de comprar um imóvel nos próximos três meses. Percentual recorde na pesquisa. E, para aproveitar o momento, os vendedores de imóveis ofereceram um desconto médio de 11% sobre os valores inicialmente anunciados. Nos últimos 12 meses, 68% das transações imobiliárias envolveram a oferta de descontos para efetivação da negociação.

Em relação à renda, 65% dos entrevistados declararam possuir renda  de até R$ 10 mil, o que, hipoteticamente, sinaliza para uma influência maior do programa Minha Casa Minha Vida, que contempla pessoas com renda de até R$ 8 mil (teto da faixa 4 do programa).

Fato relevante é que, também 65%, optaram por comprar imóveis usados, ante 35% que optaram por novos empreendimentos. De acordo com o economista Lucas Gerez, responsável pela pesquisa, essa movimentação do mercado reflete a busca por habitações em bairros com boa infraestrutura, acesso ao comércio, serviços e transporte público.

Refletindo a expectativa de aquecimento do setor e a desconfiança com os investimentos financeiros, no último trimestre o percentual de compradores que têm a moradia como motivação para a compra vem diminuindo, enquanto a proporção dos que declaram o investimento como objetivo da aquisição.

Aos 60 anos, grupo JB foca na bioenergia
Completando 60 anos de atividade, o grupo JB, um dos cinco maiores de bioenergia de Pernambuco e um dos mais importantes do setor no Nordeste, mira o momento de descarbonização da economia como uma grande janela de oportunidade. Produção de hidrogênio verde e hibridização da indústria estão na mira do grupo. “O desafio não é pequeno, mas estamos prontos”, garante a diretora-executiva do grupo, Carolina Beltrão.

Reconhecimento
A Aneel reconheceu a atuação da Arpe conferindo nota máxima de eficiência à agência pernambucana. Foram avaliados o desempenho das inspeções, monitoramentos, controle, e aplicação de recursos.

Microcrédito
O otimismo com as festas juninas provocaram um aumento expressivo de buscas por microcrédito. O Banco Itaú, por exemplo, registrou uma alta de 39%¨nas concessões entre os meses de março e maio.

O futuro da construção civil em debate
O LIDE Construção, presidido por Rafael Simões, realiza, na próxima segunda-feira (17), dois debates sobre o futuro do setor. Entre os palestrantes convidados estão o presidente do Grupo Civil (com sede em Salvador), Rafael Valente, e representantes da equipe do secretário da Reforma Tributária, Bernard Appy, que vão debater o impacto da reforma no setor da construção.